Municípios

Municípios de Pedra Branca e Serra do Navio terão melhoria na distribuição de energia 

Em reunião, foi apresentada a obra do Linhão de Serra do Navio aos representantes de ambos os municípios e as dificuldades de operação no atual sistema.

Por dois dias a equipe técnica da CEA Equatorial visitou os municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, localizados na região central do estado, para prestar esclarecimentos sobre o fornecimento de energia elétrica entregue para os moradores dos dois municípios. O encontro reuniu representantes políticos e comunidade em geral para que fosse explicado sobre os investimentos que a empresa tem realizado para a melhoria do serviço aos clientes das duas cidades e das localidades rurais adjacentes.

Durante a reunião, foi apresentado o trabalho de construção de uma nova linha de transmissão de Serra do Navio, que vai substituir o atual sistema que possui mais 50 anos de existência e que, por não receber investimentos de expansão, não comporta novas cargas, sendo assim, a principal causa de constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica, como as que ocorreram durante o período de 24 a 26 de dezembro.

O projeto da obra da nova linha de distribuição foi lançado oficialmente em 2022. No ano de 2023, está prevista a construção dos primeiros 30 quilômetros da linha, após a liberação da licença ambiental. No total, a linha terá 116 quilômetros de extensão, ao longo da BR-210. O investimento é de R$ 37 milhões.

As reuniões foram conduzidas pelo presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, que explicou como os trabalhos tem avançado e as tratativas burocráticas que ainda ocorrem para que o trabalho na obra seja iniciado.

“Tivemos uma reunião muito proveitosa com prefeito, secretários, vereadores e parte da população onde nós explicamos todos os investimentos que estão sendo feitos tanto na linha de transmissão que vem de Ferreira Gomes até Serra do Navio e na rede de distribuição dos municípios para poder levar uma maior qualidade no fornecimento de energia para toda essa região”, disse.

O prefeito em exercício do município de Pedra Branca do Amapari, Marcelo Pantoja, destacou os problemas antigos com o fornecimento de energia elétrica e que aguarda agora os trabalhos de melhoria.

“O evento foi muito importante para que fossem esclarecidos alguns pontos e esperamos esses investimentos para que o sofrimento da população seja sanado”, falou.

O prefeito de Serra do Navio, Elson Belo, destacou a importância da reunião e a transparência da empresa em tratar a realidade do problema.

“A população padece por décadas com este problema e quase nada foi feito. É muito válido a própria a CEA Equatorial puxar esse encontro e esclarecer ao nosso morador sobre o que será feito para solucionar essa situação”, declarou.

O vereador do município de Pedra Branca, Matheus Silva, enfatizou a necessidade dos esclarecimentos por parte da CEA Equatorial enquanto distribuidora de energia.

“Essa reunião foi muito importante para elucidar algumas situações sobre a energia elétrica em Pedra Branca. A Equatorial mostrou respeito com a população em convocar esta reunião. As informações prestadas foram de grande relevância para todos e eu me sinto muito grato em fazer parte desse momento”, disse.

Ações de eficiência energética

Além da reunião com a comunidade, a CEA Equatorial também realizou ação do E+ Comunidade em ambos os municípios. Foram realizados cadastros na Tarifa Social de Energia Elétrica, troca de lâmpadas, orientações sobre consumo consciente, além de cadastro nos sorteios do Programa E+ Geladeira Nova.

Com informações da assessoria da CEA.