Cidades

CEA Equatorial implanta novo sistema de iluminação no anfiteatro da Fortaleza de São José

Sistema é composto por 70 luminárias de LED e proporciona um iluminação eficiente e econômica. Ação é do Programa E+ Luzes na Cidade.
Na segunda-feira, 20, a CEA Equatorial implantou um novo sistema de iluminação da área do anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. Agora as pessoas que transitam neste perímetro poderão desfrutar de um ambiente 100% iluminado e mais seguro.

O sistema é composto por 18 postes de iluminação pública e 74 luminárias de LED, sendo 30 luminárias com potência de 60 watts, oito com potência de 150 watts e 36 com potência de 200 watts.


O engenheiro coordenador do Programa de Eficiência Energética da CEA Equatorial, Christian Monte, explica que o sistema é moderno e toda a rede implantada junto com as luminárias consumirão menos energia.


“São luminárias de LED que iluminam uma grande área e são super econômicas. Todo esse trabalho foi executado pensando nas pessoas que transitam no local, pois o espaço do anfiteatro é bastante visitado e precisava deste destaque”, explicou.


A estudante, Stefani Oliveira, aprovou a iluminação. Ela contou que sempre costuma caminhar na Orla de Macapá e aproveitará mais o espaço.
“Eu costumava vir mais de dia por aqui, porque realmente à noite ficava muito escuro e perigoso. Mas agora com o sistema mais iluminado o espaço destacou ainda mais a beleza da Fortaleza. Com certeza, a população vai gostar de visitar aqui”, declarou.


Em julho, a CEA Equatorial entregou a primeira etapa do sistema de iluminação da Fortaleza de São José. Todo o monumento recebeu uma iluminação cênica que valorizou a arquitetura do forte, sem perder as suas características originais.


O atual sistema substituiu 450 luminárias antigas, por luminárias de led que consomem menos energia. No total, o novo sistema possui 700 luminárias e pode gerar uma economia de energia de 328,21 megawatts no ano.


E+ Luzes na Cidade


Todo o trabalho realizado pela CEA Equatorial na Fortaleza de São José é parte das ações do Programa E+ Luzes na Cidade, que busca valorizar pontos turísticos e áreas das cidades que são utilizadas para recreação e lazer.
Em 2023, a CEA Equatorial pretende dar continuidade nestas ações em outras áreas importantes do estado.

Com informações da Assessoria da CEA equatorial.