No dia 10 de fevereiro, às 9h, na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, em Macapá, será lançada a Plataforma da Juventude PODJovem. Um projeto voltado para o fomento do protagonismo juvenil e promoção da autonomia, emancipação e criatividade dos jovens.

Baseado nisso, o PODJovem atuará focando na garantia dos direitos à diversidade, à igualdade, ao desporto e ao lazer, à comunicação, à liberdade de expressão, à cultura, ao território e mobilidade, à segurança pública e ao acesso à justiça, à cidadania, à participação social, política e representação juvenil, além do direito à profissionalização, ao trabalho e renda, à saúde, à educação, no direito à sustentabilidade e ao meio ambiente. Desta forma, mostrará em várias vertentes que o jovem pode tudo, que tem potencial, talento e capacidade de realizar, além de ofertar para os jovens, em especial os que estão em vulnerabilidade socioeconômica, oportunidades e condições para que tenham suas vidas impactadas, transformadas, com perspectiva de um futuro promissor e sejam jovens protagonistas.
Para o coordenador do projeto, Pedro Filé, o PODJovem vai além dos espaços virtuais. “A plataforma transcende o ambiente virtual, é um projeto de inclusão, qualificação e oportunidade para jovens , com ações em diversos eixos para atender principalmente o jovem em vulnerabilidade social que é o mais impactado com a ausência de projetos”, disse o coordenador.

Aplicação de cílios, maquiagem, lógica de programação, designer de sobrancelhas, manicure, estão entre as oficinas disponíveis. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição de forma virtual pelo link https://linktr.ee/podjovemoficial. Na ocasião, também serão sorteadas 50 cestas básicas e brindes para os participantes.
Sobre o PODJovem
A plataforma é composta por ambientes virtuais e presenciais com ações em diversos eixos, cultural, esportivo, solidário, social, saúde, empreendedorismo, qualificação profissional, educação, meio ambiente e comunicação. Idealizado e coordenado pelo jornalista Pedro Filé, o projeto é formado por jovens que tiveram suas vidas transformadas por meio de políticas públicas e agora sonham em transformar a vida de outros jovens.
Texto: Anne Karoline