Municípios Saúde

Prefeitura de Santana define medidas para o combate de Síndrome Respiratória

Após o alerta sobre o atual cenário da saúde no estado, que apresenta um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Prefeitura Municipal de Santana adotou uma série de medidas emergenciais para prevenção e controle destas infecções.

Entre as ações estão:

– Ampliar os grupos prioritários para vacinação contra a Influenza, especialmente, as crianças de 6 meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que são as mais acometidas até momento

– Ampliar os horários de funcionamento das UBS’S Antônio Serieiro, Igarapé da Fortaleza e Parque das Laranjeiras, até as 19h, com objetivo de alcançar o máximo de pessoas possíveis

– Intensificar ações de vacinação em áreas da Estratégia Saúde da Família (ESF), com busca ativa, de casa em casa, do público alvo

– Pontos itinerantes de vacinação nos supermercados Santa Lúcia e Fortaleza, funcionando em horário especial (de 8h as 18h)

– Vacinação nas creches e escolas do fundamental I (públicas e privadas)

– Vacinação volante, de segunda à sexta, de 8h às 12h e 15h às 18h

  • Vacinação na Zona Rural (Fluvial e Terrestre)

Outra medida adotada pelo município será o uso do “Vacina Móvel”, uma van que percorrerá os bairros, levando a imunização para mais perto da população.

MUTIRÃO DE VACINAÇÃO

Em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), serão destinadas dez equipes de imunização com enfermeiros e técnicos de enfermagem para realizar a vacinação do público infantil. As equipes serão distribuídas em um único bairro, fazendo a busca ativa em casas, nos dois períodos do dia.

Vacinação

Para evitar a propagação do vírus da gripe e minimizar casos graves de síndromes respiratórias, a principal medida preventiva é a vacinação. É importantíssimo manter o calendário vacinal de toda a família atualizado para prevenir doenças virais, pneumonia, meningite, entre outras. É essencial também realizar o isolamento das crianças, evitando o contato delas com outras pessoas doentes; não levar à escola as que estão com algum sintoma gripal e separar irmãos, caso algum deles esteja acometido.

A vacina contra a influenza é segura e eficaz, e protege contra os principais tipos de gripe. Ela contribui para a redução das complicações, hospitalizações e mortes causadas pelo vírus Influenza, especialmente nos grupos prioritários que apresentam maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Pontos de Vacinação

A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e policlínicas do município, de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, além de pontos itinerantes. Já aos sábados, quatro postos de saúde acolhem o público, conforme divulgação realizada no portal da Prefeitura.

Documentos necessários

As pessoas que vão receber o imunizante precisam apresentar o cartão de vacina, o cartão do SUS e um documento de identificação com foto. A vacina também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde das regiões rurais e ribeirinhas. Nossos profissionais estão empenhados em atender, com cuidado e dedicação, toda a população que procurar o serviço de saúde