Municípios Saúde

Pedra Branca recebe reconhecimento da Fiocruz pelo alcance em coberturas vacinais contra Paralisia infantil e Influenza

O município de Pedra Branca do Amapari, localizado a cerca de 180km da capital Macapá, recebeu o reconhecimento do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pelo alcance de altos índices de vacinação contra a poliomielite (Paralisia infantil) e Influenza, nos anos de 2022 e 2023, sucessivamente.

De acordo com o Bio-Manguinhos, as estratégias de imunização e o trabalho das equipes de saúde do município de Pedra Branca obtiveram resultados significativos na cobertura vacinal que contribuíram para que o estado do Amapá atingisse altos índices nas campanhas de vacinação.

A prefeita Beth Pelaes atribui o alto desempenho da saúde pública do município aos investimentos no setor e ao trabalho em equipe de prevenção ao surgimento de surtos e epidemias, ao mesmo tempo que reforça a vacinação como estratégia eficaz para a promoção da saúde e bem-estar da população.

“O reconhecimento do Bio-Manguinhos ressalta a importância do engajamento e da colaboração de gestores municipais, profissionais da saúde e da população em geral na promoção e no êxito das campanhas de vacinação. Pedra Branca do Amapari serve de exemplo para outros municípios, demonstrando que é possível alcançar altos índices de imunização e garantir a proteção de sua população,” ressaltou a gestora.