Cultura

Marabaixo como Dignidade Menstrual será tema de single da cantora Brenda Zeni

A compositora e cantora Brenda Zeni lançará em alguns dias um single que fala sobre uma questão de saúde pública feminina, a dignidade menstrual, que em tese é ter acesso a produtos e condições de higiene adequados para pessoas que menstruam.

O single traz melodicamente para dentro da cultura amapaense a palavra menstruação. Em total conexão com a nossa cultura e primariamente com o feminino. Nesta ótica o marabaixo se abriu para mostrar o som Mar Abaixo, que na poética da canção é o fluxo sanguíneo de onde vieram todos os seres humanos na terra, como canta a canção “minha lua em ti plantei, minha menstruação carregas”… e um assunto tão primário ainda é extremamente questionado quando vem à tona.

Foto: Divulgação

 

Já está entendido que a sociedade vive sob a ótica do homem. Porém neste trabalho, contemplado pelo projeto Circula Amapá, de patrocínio da SECULT e Governo do Amapá, a artista poetizou sobre a questão menstrual segundo sua ótica de mulher cis. Assunto simples, porém, polêmico. Podemos vê-lo entre as pautas do poder público do Amapá desde 2021, e mais presente no mês de março, que é quando a saúde da mulher ganha certo enfoque, porém como já citado, podemos somente reforçar que o assunto pode ser facilmente estendido de mulheres para pessoas que menstruam.

A artista acredita que o assunto deveria ser tratado com mais naturalidade e periodicamente, como são tratados os métodos contraceptivos, pois a menstruação ocorre todos os meses e dentro da normalidade, não é doença.

O single entra nas plataformas digitais no início do mês de abril.

Sobre a artista

Brenda Zeni é uma artista que trabalha há mais de dez anos dentro da cultura amapaense e sempre traz à tona assuntos que propiciam o debate sobre a condição social do ser humano, mais fortemente em relação as mulheres.

Ela já gravou discos independentes e também patrocinados pela Natura Musical. Já fez shows no Brasil, Argentina e Uruguai num experimento entre o rock, o folk e o marabaixo. Acompanhe mais trabalhos em www.brendazeni.com.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação