Municípios Saúde

Sábado foi dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza em Macapá

No sábado (25), a Prefeitura de Macapá realizou o Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza 2023. As Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e da Saúde (Semsa) foram as organizadoras. Durante o período da tarde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Pedro, Macapaba, Rubim Aronovitch, Infraero II e Padre Raul Matte ofertaram os imunizantes ao público.

Foto: Luiz Felype Santos/PMM

A campanha de vacinação é dividida em cinco etapas, para cinco públicos diferentes. Neste primeiro momento, a campanha é direcionada a crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, indígenas, puérperas e gestantes.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Érica Aymoré, o aumento de infecções respiratórias ocorre principalmente no período chuvoso. A estratégia de vacinação é eficaz para redução dos casos.

“As UBSs estão abastecidas com vacinas do calendário normal. Estamos com baixa cobertura vacinal. Temos imunizantes de poliomielite, sarampo, rubéola e coqueluche. Precisamos dessa responsabilidade compartilhada da população em procurar as Unidades para realizar a atualização da Caderneta”, disse.

Foto: Luiz Felype Santos/PMM

O secretário de Vigilância em Saúde de Macapá, Gilmar Domingues, reforça: “A população precisa localizar uma Unidade Básica de Saúde para se proteger contra a Influenza, que caracteriza síndromes gripais. A vacina é muito importante para protegê-los. É importante destacar que essa proteção e cuidado só acontece se vacinando”.

A partir da próxima segunda-feira (27) até o dia 15 de abril, as UBSs seguem com a oferta de vacina contra a Influenza ao público prioritário. Apresentação de documento oficial com foto e carteira de vacinação é necessária para garantia da saúde.

 

Texto: Luiz Felype Santos