Licença autoriza empresa a construir 29,3 quilômetros da linha no trecho entre os municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande.
A CEA Equatorial recebeu nesta terça-feira, 4, a licença ambiental que possibilita a empresa a construir 29,3 quilômetros da Nova Linha de Distribuição (LD) de 138 KV que vai beneficiar a população dos municípios de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e comunidades rurais residentes da região. A solenidade de entrega ocorreu no município de Porto Grande.
O trecho a ser construído inicia na Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes, no município de Ferreira Gomes e vai até Porto Grande. Ao todo, a nova Linha de Distribuição terá 116 quilômetros de extensão e tem previsão de ser concluída até o início de 2024.

O presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, destacou a importância da entrega do licenciamento para a celeridade na construção da nova Linha, que vai substituir a estrutura existente que possui meio século de existência.
“O licenciamento é um passo importante que conseguimos avançar. Agora vamos trabalhar de forma intensificada para que esses primeiros 30 quilômetros possam ser concluídos por nossas equipes ainda no mês de maio”, declarou.
A secretária de estado do meio ambiente, Taísa Mendonça, falou sobre a importância da licença para que a obra seja executada dentro das normas da legislação ambiental.
“Este momento é uma vitória. Estamos entregando ao Grupo Equatorial esta licença para que esta obra tão importante aconteça, dentro do princípio da legalidade e o mais importante, ocorra sem riscos ao meio ambiente”, frisou.
O governador do Amapá, Clécio Luís, reforçou o desenvolvimento econômico e social da região a partir da entrega da nova Linha de Distribuição.
“Com essa obra, os moradores de Pedra Branca e Serra do Navio vão ter mais qualidade de vida e poderão desfrutar de um melhor serviço com esta obra. Além de todo o potencial de progresso, essa obra vai pôr fim a um sofrimento de anos”, concluiu.
Calendário de ações operacionais
Além da construção da nova LD, a CEA Equatorial tem trabalhado de forma intensiva para garantir uma distribuição de energia de qualidade aos habitantes da região. Em fevereiro, a empresa realizou uma grande ação operacional que reuniu 80 colaboradores divididos em 12 equipes.
Na ação foram realizados os seguintes serviços para a rede de distribuição: troca de postes, serviços de poda ao longo da rede, composta por seis alimentadores, substituição de estruturas entre chaves, cruzetas e isoladores. Até a entrega da Nova Linha de Distribuição, serão realizadas outras ações operacionais de grande porte.
Com informações da ASCOM CEA Grupo Equatorial Energia