Geral

Servidores do estado passam por capacitação para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Compartilhe

No período de 8 a 12 de abril, servidores do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) e da Polícia Científica do Amapá serão capacitados para implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com emissão prevista para maio, o documento irá facilitar cadastros e ampliar a segurança dos processos de identificação de cidadãos.

Ao todo, 208 servidores em 10 municípios serão treinados, de acordo com o Plano de Governo da gestão, para tornar o atendimento público mais eficiente e humanizado. O Super Fácil é a porta de entrada da população para a geração da nova CIN, e a Polícia Científica do Amapá é responsável pela validação e gestão do processo.

A diretora-geral do Super Fácil, Renata Santana, ressalta que as capacitações também foram divididas para que nenhum município tivesse seu atendimento prejudicado e que, com os novos direcionamentos, é possível desenvolver profissionais instruídos que possam recepcionar o público com o novo serviço.

“Todos os servidores do Super Fácil serão capacitados. Assim, tornamos os profissionais aptos a realizar o serviços de forma atualizada, beneficiando a população com agilidade e com o melhor atendimento”, ressalta Renata.

A partir da utilização de número único em todas as unidades da federação, os dados serão integrados de forma segura, o que permitirá a atuação de diversas áreas do Governo para atender às necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, educação e trabalho.

Foto: Ascom GEA

O diretor-geral da Polícia Científica do Amapá, Marcos Góes, reforça que a validação do documento poderá ser realizada através de um QR Code. “O documento possui um único número de validação, o CPF, em todo o território nacional. Não será mais nada dividido, facilitando processos e evitando, principalmente, falsificações e estelionatos”, destaca Góes.

A nova Carteira de Identidade Nacional também será digital, assim como a assinatura e foto. Para isso, novos equipamentos, como scanners e um novo sistema operacional serão utilizados. A primeira via do documento será gratuita.

Compartilhe