Cidades

Pneus usados em borracharias são recolhidos para reciclagem em Macapá

Nesta sexta-feira, 12, pneus usados em borracharias da cidade foram pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) e levados para uma carreta de armazenagem localizada na avenida Ivaldo Veras, em frente à Cidade do Samba.

Os pneus são transportados para reciclagem fora do estado e transformados em matéria-prima para a produção de asfalto. A ação faz parte do serviço de descarte correto de pneus e é ofertado para os empreendedores do ramo.

Foto: Ascom PMM

O objetivo da ação é evitar que os pneus usados sejam descartados de forma irregular nas ruas, calçadas, terrenos baldios e canais da cidade. Esses pneus podem ser transformar em criadouro de mosquitos como Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Profissionais que trabalham como condutores de veículos e donos de borracharias que participaram da ação elogiaram a iniciativa da prefeitura.

Foto: Ascom PMM

“Isso é muito importante, porque ajuda a limpar o ambiente e a evitar os focos de dengue. A gente fica agradecido por esse serviço principalmente no período de inverno no qual estamos”, disse Elilson Santos, de 39 anos, que trabalha como moto taxista.

Desde que a iniciativa foi retomada, no final do mês de setembro de 2023, já foram mais de 7 carretas transportadas, o que representa mais de 35.000 pneus e cerca de 120 toneladas desse tipo de resíduo recolhido para a destinação correta e reutilização.