As manifestações para homenagear a Santíssima Trindade dos Inocentes reiniciam nesta sexta-feira, 26 de maio, no Barracão da Tia Gertrudes, com o início da novena, que segue até 3 de junho. A família das pioneiras Gertrudes e Natalina Costa estão na organização da casa para o momento esperado por todos, que é o hasteamento da bandeira da Santíssima, que passará a fazer parte do cenário do bairro Santa Rita. Neste ano a festa é uma manifestação pedindo respeito com a cultura amapaense.
Durante os nove dias de novena os devotos se reúnem ao redor da bandeira e coroa da Santíssima, para o momento religioso. As orações são feitas sempre às 18h na casa da família, onde foi iniciada a tradição após a saída dos negros do centro de Macapá para a Favela, como era chamado anteriormente o bairro Santa Rita, conhecido pelas lutas para que as tradições do tempo de seu povoamento, sejam mantidas.
No domingo, 28, acontece o Marabaixo da Murta da Santíssima Trindade, um dos rituais mais importantes do Ciclo do Marabaixo, que é a levantação do mastro. A programação neste dia inicia às 15h, com a roda de marabaixo e encerra á meia-noite. O mastro será levantado às 18h, excepcionalmente, como protesto contra a intolerância e o preconceito relacionado ao fato de, em 2022, um magistrado ter invadido o barracão com a intenção de calar os tambores e os cantos.
“Temos lutado por muitos anos contra a intolerância, o racismo e o preconceito, pois é preciso manter nossa cultura legítima do Amapá, que é o marabaixo, reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN. Trabalhamos a educação, a história, o meio ambiente, compartilhamos saberes com todos, mas ainda somos vítimas destas práticas. Neste domingo vamos mais uma vez louvar a Santíssima Trindade com muita fé e respeito às leis ambientais, às crianças, idosos e animais, mas queremos também respeito”, disse Valdinete Costa.
Após este domingo a programação continua no dia 4 de junho, Domingo da Santíssima Trindade, Marabaixo de Corpus Christi e Domingo do Senhor, quando o Ciclo do Marabaixo é encerrado com a derrubada dos mastros.
– 4 de junho – Domingo da Santíssima Trindade
8h – Missa da Santíssima Trindade
9h – café da manhã
12h – Almoço dos Inocentes
14h até 20h – Domingo Lúdico para crianças
– 8 de junho – Marabaixo de Corpus Christi
De 14h às 20h
– 11 de junho – Domingo do Senhor
De 16h às 19h – derrubada do mastro da Santíssima Trindade
Com informações da Assessoria de Comunicação