Educação

Embrapa Amapá recebe estudantes do “Amazon Scientist” para visita em Campo Experimental

O Campo Experimental da Embrapa Amapá, no distrito de Fazendinha (Macapá/AP), recebeu na manhã desta segunda-feira, 8/5, a visita de estudantes de ensino fundamental e médio, vinculados ao programa “Amazon Scientist”, coordenado pelo Instituto Nacional Leva Ciência (INALC). Também fez parte da programação, o engenheiro e palestrante motivacional norte-americano Gabe Gabrielle, que conhece in loco as atividades da Embrapa Amapá pela terceira vez. Nas visitas anteriores, o engenheiro e estudantes estiveram nas instalações dos laboratórios na sede administrativa.

Foto: Ricardo Santos Costa

Nesta segunda-feira foram incluídos na visita técnica, realizada pelo Programa Embrapa &  Escola, o ambiente do viveiro de mudas frutíferas, o experimento com clones de cultivares de cupuaçu recomendadas pela Embrapa, a área de experimentos de tracajás – composto de berçário, incubadora e tanque escavado para desova -, além do experimento de pirarucus, composto de três tanques escavados, sendo dois criatórios com 25 pirarucus, entre jovens e adultos.

A programação fez parte do Programa Embrapa & Escola.

O programa “Amazon Scientist” é coordenado no Amapá pelo Instituto Leva Ciência, que desenvolve ações de mentoria no incentivo à carreira de cientista entre crianças e jovens. Fizeram parte da visita a diretora do INALC, professora Daniele Brito, e professores mentores do Instituto. Este programa tem como parceiros o Ministério Público Estadual do Amapá e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Os alunos conheceram o viveiro de mudas frutíferas, o experimento com clones de cultivares de cupuaçu recomendadas pela Embrapa, a área de experimentos de tracajás, além do experimento de pirarucus.

O pesquisador Nagib Melém deu as boas-vindas aos visitantes e destacou a missão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que em abril deste ano festejou 50 anos de fundação. A Embrapa Amapá é um dos 43 centros de pesquisas instalados no país e atua no Amapá e Estuário Amazônico, ponto de encontro entre o rio e o mar, nos estados do Amapá e Pará. Melém enfatizou o aspecto da inovação tecnológica como um dos vetores do desenvolvimento. Além de Nagib Melém na coordenação da visita monitorada, atuaram na apresentação dos experimentos o supervisor do Campo Experimental, Flávio Oliveira; e no apoio os assistentes Aluízio Lopes e José Luiz Dias.

 

Com informações de Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
da Embrapa Amapá