Cidades

Em agosto, contas de energia terão bandeira verde, sinaliza ANEEL

Compartilhe

Após um mês de julho com bandeira amarela, a bandeira tarifária retorna à verde para o mês de agosto. A ANEEL justificou o retorno à bandeira verde com as condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país, devido ao volume de chuvas registrado na região Sul do Brasil em julho. A bandeira verde manteve-se por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024, mudando para amarela em julho. Em agosto, portanto, o consumidor não terá custo extra em sua conta de energia.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela ANEEL em 2015, indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia ao considerar fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas. Assim como os demais estados que fazem parte do Sistema Interligado Nacional, a conta de luz dos amapaenses também pode sofrer impactos com o sistema de bandeiras.

Mesmo não tendo custo adicional em agosto, é fundamental manter a vigilância quanto ao uso da energia elétrica. Com as bandeiras tarifárias, o consumidor assume um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao tomar conhecimento, por exemplo, de que a bandeira está vermelha, quando há aumento nos custos de geração de energia, o consumidor deve adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.

A Executiva de Comunidade, Geaneide Vilhena, comenta que o objetivo é que os clientes possam entender a importância de manter um consumo de energia equilibrado.

“Durante o verão amazônico, a época mais quente do ano no norte do Brasil, há uma tendência de aumento no consumo de energia devido ao maior uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Por esse motivo, reforçamos a importância de que nossos clientes devem manter hábitos de consumo conscientes”, explica Geaneide.

Confira dicas para usar a energia sem desperdício: 

  • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior;
  • Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade;
  • Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.

 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da CEA Equatorial

Compartilhe