Além do fortalecimento da política habitacional, o Governo do Estado promove ações contínuas de inclusão social, assegurando dignidade e bem-estar para as famílias beneficiadas.
Nesta quarta-feira, 21, Dia Nacional da Habitação, o governador Clécio Luís celebra o avanço e a ampliação da política habitacional no Amapá, um dos compromissos pré-estabelecidos no Plano de Governo da gestão para garantir dignidade e bem-estar social da população. Em 1 ano e 8 meses, já são mais de 2 mil moradias entregues, entre casas e apartamentos.
“O Amapá finalmente pode celebrar a vigência de uma política habitacional sólida e eficaz, direcionada àqueles que antes não tinham condições de adquirir a casa própria. Nós estamos criando oportunidades de uma vida melhor para mais de 2 mil famílias, trabalhando incansavelmente para garantir dignidade para aqueles que precisam”, destacou o governador Clécio Luís.
Em maio deste ano, o governador entregou o Residencial Vila dos Oliveiras, proporcionando dignidade para 512 famílias, e em 2023, com a conclusão das etapas 3 e 4 do Conjunto Miracema, cerca de mil pessoas foram beneficiadas. Quando prefeito, Clécio Luís foi o gestor que mais entregou moradias populares, com os habitacionais São José, Mestre Oscar Santos e Jardim Açucena, todas em Macapá.
A autônoma Wiara Gama comemorou a oportunidade de entrar, pela primeira vez, na casa própria no Miracema.
“Quero agradecer a Deus e ao governador por esse momento, a gente estava morando em condições precárias, em áreas que não eram nossas porque a gente não tinha para onde ir. Agora, minha família tem um teto”, celebrou Wiara.
Maria Silva, de 65 anos, saiu do aluguel e agora mora com a filha no Miracema. Como recebe o benefício da aposentadoria, Maria será isenta do pagamento do imóvel.
“Eu sou muito grata ao Governo do Estado por esse residencial que dá a chance de muita gente realizar o sonho de ter um teto. A minha casa é do jeitinho que eu sonhava. Estou muito feliz!”, agradeceu a aposentada.
Dignidade à população
Além das entregas das moradias, o Governo do Amapá acompanha de perto as famílias que vivem nos habitacionais, garantindo que elas tenham acesso contínuo a serviços essenciais. Durante todo o ano, são promovidas ações de inclusão social que incluem desde atividades de cidadania, lazer e cultura, até programas de educação, capacitação profissional e cuidados com a saúde.
Para promover a participação e a inserção social das famílias nas demais políticas públicas do Estado, os grupos do Plantão Social da Secretaria de Estado da Habitação, compostos por técnicos e assistentes sociais, oferecem à população um canal de diálogo mais próximo e menos burocrático, aptos a solucionar as questões propostas de forma rápida e satisfatória.
Com informações de Winicius Tavares