Para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira, 14, uma programação especial foi realizada no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), em Macapá, com atrações musicais, homenagens aos doadores e comidas inspiradas no período junino.
Durante a ação, a unidade recebeu mais de 90 doações. O evento faz parte da campanha “Junho Vermelho”, que tem objetivo de aumentar os números de doadores em todo o país e de incentivar a doação regular de sangue, importante para manter o estoque dos hemocentros.
De acordo com o diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage, celebrar a solidariedade dos doadores, que salvam vidas com seu gesto, é importante para fortalecer o vínculo com a instituição.
“Os nossos doadores são sinônimo de solidariedade e vida, essenciais para o pleno funcionamento da nossa unidade. Por isso valorizamos essas pessoas tão importantes, que a cada bolsa de sangue doada, salvam quatro ou até mais pessoas”, ressalta o diretor.
Atualmente, o Hemoap está com estoque crítico para a tipagem sanguínea B+ e continua rotineiramente realizando ações para reforçar as doações e garantir o estoque.
Para ser um doador, é necessário seguir alguns critérios, são eles:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos pais e/ou responsáveis);
Pesar no mínimo 50kg;
Estar descansado;
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.
Como doar
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoap, que fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá. O funcionamento ocorre das 7h30 às 12h30. As doações podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento pelo whatsApp, no número: (96) 98811-0200.