Educação

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para  2 de junho o prazo final para as convocações por meio da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Desde o início da seleção, o MEC já realizou sete chamadas de candidatos da lista de espera.  A prorrogação atenderá solicitações de estudantes interessados em financiar os seus estudos.

A doutora em educação e mestre em Administração Estratégica Kélen Abreu explica a importância do Fies na vida de estudantes que não podem arcar com os custos de uma faculdade particular,  no momento.

“O ponto mais importante é garantir a igualdade e dar a tranquilidade de fazer esse curso, poder se manter nesse período mesmo com receitas menores, a gente sabe que durante a faculdade você faz estágio e ganha menos, mas saber que só vai pagar esses valores após a formatura, então digo que o fies então ele tá apostando naquele aluno, acreditando que vai transformar realmente a vida dele e a educação transforma. Eu mesmo sou a prova viva  de que a educação transforma, você tendo um sociedade com acesso à educação você faz com que o país consiga gerar riqueza, gera conhecimento e realmente cresce muito mais”,  defendeu.

A mestre em Administração Estratégica ainda destaca que o fato de o estudante poder quitar sua dívida apenas ao final da graduação faz com que ele estude com mais tranquilidade.

“A forma como funciona, o aluno passa a pagar após sua formação, inclusive está em discussão se o aluno começa pagar após a formação ou após conseguir um emprego, mas independente disso o aluno tem seu período de estudo tranquilo.  Muitas vezes aquele aluno geralmente trabalha, trabalha mais para se manter, então não teria condições de pagar ainda na sua faculdade essa conta, então da pra ele ter a tranquilidade para que ele possa a se dedicar aos estudos, fazer uma boa formação, o mercado de trabalho sempre tem vagas disponíveis” ,enfatizou Kélen Abreu.

 

Com informações de Daniela Gomes