Educação

Com emenda do senador Lucas Barreto, projeto ‘Em um Piscar de Olhos’ beneficia alunos da rede estadual do Amapá

Compartilhe

A vida de 555 estudantes da rede estadual de ensino mudou no sábado, 15, com a entrega de óculos de grau, gratuitamente, para alunos de nove escolas de Macapá, pelo Instituto Desponta Brasil em parceria com o Governo do Amapá. A iniciativa, faz parte do projeto “Em um Piscar de Olhos”, que reuniu familiares, na Escola Estadual Antônio João, no bairro Santa Rita, na capital.

Esta foi a última etapa de um processo, iniciado em março, onde mais de 6 mil estudantes passaram por consultas oftalmológicas, para identificar alguma dificuldade de visão, como miopia ou astigmatismo. Para o governador do Amapá, Clécio Luís, a entrega representa um avanço nas políticas de cuidados com os estudantes e de desenvolvimento da educação.

“Além de projetos como esse, pretendemos montar um sistema de investigação de saúde escolar, para aferir a habilidade visual, auditiva e outros tipos de patologias que podem impactar na aprendizagem dos alunos. Vamos avançar neste plano para ter estudantes diagnosticados e com acesso ao tratamento adequado nas escolas. É assim que transformamos vidas para garantir um futuro melhor para todos”, enfatizou o governador.

Foto: Evandro Vilhena/Seed

Para financiar o projeto, foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões, adquiridos por emenda do senador Lucas Barreto. Durante o evento, o parlamentar garantiu que a próxima etapa do projeto será para os estudantes das escolas do município de Santana.

“Já aportei recursos para que, no ano que vem, o Governo do Amapá consiga fazer a revisão destes alunos, caso eles precisem mudar o grau. Além disso, estamos investindo mais de R$ 1,5 milhão para que o projeto avance para as escolas de Santana”, revelou o senador.

A entrega dos óculos promove a saúde e bem-estar dos estudantes, que muitas vezes são prejudicados na escola por não terem acesso a serviços oftalmológicos, como ressalta a secretária de Estado da Educação em exercício, Edilene Abreu.

“Sem conseguir enxergar corretamente, o estudante perde o interesse pela leitura, tem dores de cabeça e não consegue prestar atenção nas aulas. Com a entrega dos óculos, combatemos a evasão escolar e promovemos a saúde dos educandos. Então essa iniciativa representa mudanças muito significativas”, afirmou a secretária.

Foto: Evandro Vilhena/Seed

Benefício aos estudantes

Um dos jovens beneficiados com a entrega foi o estudante Kauã Pinheiro, de 12 anos, da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes. O jovem relata que convive com dificuldades de visão desde os 4 anos, e que isso o prejudicou durante as aulas.

“Eu tinha muita dificuldade de enxergar o quadro, minha vista embaçava e isso prejudicou as minhas notas. Agora estou empolgado para conseguir ver e ler melhor. Também fiquei muito feliz que pudemos escolher nossa armação, então os óculos são do jeito que eu sempre sonhei”, contou o aluno.

A mãe do estudante, a empregada doméstica, Edileuza Ramos, também comemorou a iniciativa. “Óculos de grau são caros e nem sempre as famílias têm condições de comprar para os filhos, então achei a iniciativa muito importante e nos ajudou muito”, celebrou.

Foto: Evandro Vilhena/Seed

Em um Piscar de Olhos

O projeto foi lançado em março deste ano, e pretende levar serviços oftalmológicos para todos os estudantes da rede pública. O alto número de consultas é possível por meio de um aparelho tecnológico de ponta, que entrega o resultado do exame em minutos.

A ação funciona em três etapas. Primeiro, é feita a triagem de todos os estudantes das escolas atendidas, sem qualquer distinção de idade ou série. Depois, os alunos identificados, com condições como miopia, astigmatismo e hipermetropia são encaminhadas para consultas mais aprofundadas.

Por fim, nesta última etapa, o Governo do Amapá entregou, de forma gratuita, óculos de grau para os estudantes diagnosticados com alguma dificuldade de vista.

Com informações de Léo Nilo 

Compartilhe