O Governo do Amapá dará suporte técnico para o funcionamento do novo Cine Teatro Municipal Silvio Romero, no município de Santana. Com previsão de entrega para julho pela prefeitura, a construção que está na reta final de conclusão, teve os tapumes da obra retirados no sábado, 15.
“O teatro está lindo por fora e por dentro. Com a participação de fazedores de cultura e da comunidade, nós, do Governo do Estado, também estaremos presentes na gestão desse teatro. Santana pulsa cultura e não é de hoje. A população começa a ter mais expectativa para a entrega, que é uma grande conquista”, destacou o governador Clécio Luís.
A construção, de responsabilidade da Prefeitura de Santana, recebeu R$ 8 milhões em emenda parlamentar, destinada pelo senador Davi Alcolumbre. Com capacidade para 500 pessoas, o teatro será palco de apresentações culturais e de eventos, no segundo maior município do Amapá.
“Desde que Clécio assumiu o mandato, a inauguração desse teatro era uma necessidade. O Governo do Estado está junto conosco na administração e somos gratos por isso. Sem o Estado nós não teríamos condições de inaugurá-lo”, afirmou o prefeito de Santana, Bala Rocha.
A partir de convênio firmado entre a Prefeitura de Santana e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o equipamento público vai contar com um trabalho técnico na gestão e na organização de pautas culturais.
“Nós vamos ter uma parceria nesses primeiros meses, na gestão conjunta com a prefeitura. O teatro terá toda a engrenagem necessária para funcionar: técnico de iluminação, técnico de som, conselho de pauta, bilheteiro, validação dos ingressos e tudo que um corpo de teatro precisa, para atender com excelência a comunidade”, comentou a secretária de Cultura, Clícia Vieira Di Micelli.
Teatro Silvio Romero
O local presta uma homenagem ao artista santanense Silvio Romero, que faleceu em um acidente de trânsito em 2011. O teatro fica localizado na Rua General Ubaldo Figueira, bairro Nova Brasília, em Santana.
O teatro foi construído em uma área de mais de 2 mil metros quadrados. Além do salão principal, com capacidade para receber 500 pessoas na plateia, e um palco de 180 metros quadrados, o teatro também possui uma sala com 80 lugares e um palco menor, para apresentações diversas.
Com acessibilidade nos pavimentos térreo e superior, a estrutura conta ainda com sala de convenções, sala para oficinas de teatro, música e arte; sala de leitura, salão de espera, dois camarins (masculino e feminino), bilheteria e videoteca. Há também salas de apoio administrativo, coordenação, secretaria, depósito e copa.