Cidades

CEA Equatorial realiza entrega da primeira Subestação Móvel do Amapá

Com tecnologia de ponta, a sugestão poderá se deslocar para qualquer localidade do estado para atender grandes contingências. 

 A CEA Equatorial adquiriu a primeira subestação móvel do estado, equipamento de última geração fundamental para ações de manutenção com grande impacto, como também, na substituição do suprimento total ou parcial de uma subestação em momentos emergenciais. O equipamento foi entregue no sábado, 24, em evento realizado na Fortaleza de São José de Macapá, onde o público também esteve presente e pôde acompanhar a cerimônia.

O equipamento de alta tecnologia, é composto pelo transformador de força, casa de controle, para-raios e demais proteções, além do caminhão de tração, veículo responsável por fazer o transporte da subestação. A unidade possui 30MVA de potência e opera em 138KV e 69KV, ou seja, pode substituir as subestações da rede de distribuição no Estado. Pela capacidade de mobilidade, a subestação móvel, instalada em um único chassi, poderá ser descolada para qualquer ponto do estado com segurança e agilidade.

O presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, garante que esse é um grande avanço no setor elétrico e que os investimentos ocorrem de forma intensa para garantir uma boa entrega no trabalho desenvolvido pela distribuidora desde a sua concessão.

“Este é o ativo mais importante para uma ação emergencial ou programada em uma distribuidora e apenas um dos grandes investimentos que a CEA Equatorial realizou e ainda vai realizar. A SE móvel tem a capacidade de reduzir o tempo de uma interrupção e nós investimos na tecnologia para gerar mais confiança e segurança aos nossos clientes”, disse.

A subestação móvel soma-se as outras 19 subestações, entre as já entregues e as que ainda seguem em construção no estado. O investimento para a nova aquisição foi de R$ 10 milhões.

O governador do Estado, Clécio Luis, esteve presente na entrega e destacou a importância do equipamento para o Amapá.

“Essa é uma grande novidade no nosso estado e a CEA Equatorial está de parabéns. Este é um equipamento do povo do Amapá e umas das garantias dele é que todas as subestações do estado possam receber manutenção constante, além de evitar problemas que ocorreram como o do apagão”, frisou.

Investimentos  

 Ainda no ano de 2023, a CEA Equatorial fará a entrega de mais 11 subestações em todo o estado. Todas as obras passam por melhoria e quando entregues, garantirão uma melhora considerável no fornecimento de energia para todos os clientes amapaenses. 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da CEA Grupo Equatorial Energia