Cidades

Campanha ‘Laço Branco’ mobiliza os homens pelo fim da violência contra a mulher

Compartilhe

A Secretaria Municipal Direitos Humanos (SMDH) promoveu nesta quarta-feira, 06, uma ação alusiva ao combate da violência contra a mulher. Atividade faz parte da campanha denominada Laço Branco, que marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Foto: Ascom PMM

Ação que aconteceu no Mercado Central, reunindo sociedade civil e membros da secretaria municipal de Direitos Humanos, reforça o papel de toda a sociedade para o alerta e a denúncia de casos de violência contra a mulher.

Foto: coordenadora de Políticas para as Mulheres, Socorro Marques – Ascom PMM

A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques, ressalta como o comportamento machista pode resultar em violência. “Infelizmente, ainda existem muitos homens que se deixam levar pelo machismo e acreditam que as mulheres são suas propriedades, e acabam partindo para diversas formas de agressão”, disse a coordenadora.

Foto: Ascom PMM

Em Macapá, o município oferece atendimento gratuito para mulheres vítimas de violência, no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), que fica localizado na Av. Feliciano Coelho, N° 1146, no bairro do Trem. O Cram oferece consulta psicológica, pedagoga, assistência jurídica, entre outros serviços.

Contexto histórico

A data de 6 de dezembro foi instituída no Brasil por meio da Lei nº 11.489/2007 e remete a um crime ocorrido em 1989 no Canadá, quando um jovem de 25 anos, invadiu uma aula do curso de engenharia de uma Escola  e ordenou que os homens se retirassem, assassinando 14 mulheres estudantes de engenharia.

O crime chamou a atenção para a necessidade de se promover debates e ações sobre desigualdades entre homens e mulheres, dando início à Campanha do Laço Branco, adotado como símbolo à memória das vítimas daquele trágico dia e ao compromisso firmado, sobretudo pelos homens, pelo fim da violência contra as mulheres.

Compartilhe