Com o objetivo de garantir a segurança da população, o Governo do Estado mobiliza, ao todo, 528 militares do Corpo de Bombeiros Amapá para atuar no Arraiá do Povo, que inicia nesta sexta-feira, 21, e vai até 2 de julho, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Os profissionais vão atuar em pontos estratégicos durante os 12 dias de evento.
Além disso, para garantir que as estruturas colocadas na Cidade Junina estejam em conformidade com as normas de segurança, as equipes irão realizar vistorias contra incêndio e pânico. Duas ambulâncias e uma pick up também estarão à disposição dos militares para auxiliar nas ações de prevenção e salvamento.
Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo, o reforço na segurança do Arraiá ocorre em virtude do grande público que deve ir todos os dias para prestigiar os shows e apresentações de grupos juninos.
“Para que tudo ocorra com tranquilidade, teremos bombeiros, em todos os turnos que tiver programação, realizando ações preventivas e operacionais, com atividades desenvolvidas por observador de risco. Além disso, caso necessário, os militares estarão de prontidão para realizar atendimento pré-hospitalar e salvamentos”, destacou Veríssimo.
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur) e envolve grupos dos 16 municípios do Amapá. A programação recebe recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
A tradição, que chegou ao estado há mais de 80 anos, é um dos festejos mais celebrados pelos amapaenses. A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos juninos, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.