Na terça-feira, 23, Macapá se tornou o centro das discussões sobre protagonismo feminino com a abertura oficial da 2ª edição do ELAS. Idealizado pela primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, o projeto reúne, ao longo de três dias, empreendedoras, lideranças e especialistas em uma programação voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino, à formação de lideranças e à valorização de trajetórias inspiradoras de mulheres amapaenses.

Em um ambiente de celebração e cultura, o evento teve sua abertura marcada pelo som contagiante e tradicional do marabaixo, com a apresentação do grupo Azebic, reafirmando o compromisso do projeto com a valorização das raízes e dos talentos regionais.

O dispositivo de honra da cerimônia de abertura refletiu a união de forças entre o poder público e a sociedade civil, sendo composto por:
- Priscilla Flores, Primeira-dama do Estado e idealizadora do projeto;
- Alcinéia Cavalcante, Superintendente do Sebrae/AP;
- Alzira Nogueira, Presidente da Central Única das Favelas (CUFA);
- Simone Palheta, Secretária de Estado de Políticas para Mulheres.
- Diálogos, Luta e Esperança: A Voz das Lideranças
Durante a cerimônia, as autoridades presentes destacaram o papel transformador da união feminina para o desenvolvimento do estado.
Priscilla Flores abriu oficialmente o evento, expressando sua alegria em reunir tantas parceiras e líderes. Ela ressaltou que o ELAS é, acima de tudo, um movimento coletivo de empoderamento.

”O apoio às mulheres é um investimento direto no desenvolvimento econômico. O futuro do Amapá depende fundamentalmente da força e da união das nossas mulheres”, enfatizou a primeira-dama, incentivando a troca de experiências e a construção de fortes redes de relacionamento entre as participantes.
A secretária de Políticas para Mulheres, Simone Palheta, trouxe uma reflexão sobre os desafios e as conquistas femininas, lembrando que a luta por um ambiente seguro e igualitário deve ser constante.

”Quando entrei neste ambiente, me emocionei, porque isso gera esperança. Esse é um espaço que nos faz refletir sobre os nossos direitos, nossas conquistas e o quanto ainda precisamos avançar. O Governo do Amapá tem trabalhado incansavelmente para que os direitos das mulheres sejam uma verdadeira realidade”, declarou a secretária.
Representando a diversidade e a força comunitária, Alzira Nogueira, presidente da CUFA-AP, agradeceu o convite para “sonhar junto” e destacou a pluralidade do evento.

”Só o movimento coletivo organizado das mulheres é capaz de transformar o mundo. A transformação do Amapá passa pelas nossas mãos, seja da mulher que está empreendendo, da que faz luta nas associações comunitárias ou da servidora pública. Que estes três dias sejam de afeto, aprendizado e renovação do nosso compromisso com este estado”, pontuou Alzira.
Em uma saudação calorosa e descontraída à plateia lotada, a superintendente do Sebrae/AP, Alcilene Cavalcante, celebrou a grandiosa presença do público feminino e estendeu seus cumprimentos a todas as mulheres líderes presentes: desde as representantes dos órgãos públicos e parlamentos até as fortes lideranças de comunidades, reservas e quilombos do Amapá. Reforçando o papel do evento na vida das amapaenses.

”Promover o ELAS é criar um ecossistema onde a mulher amapaense se reconhece como verdadeira protagonista da sua própria história. O empreendedorismo e a liderança feminina não transformam apenas a realidade de uma família, mas movimentam e fortalecem toda a economia do nosso estado. Ver essa diversidade de líderes reunidas aqui hoje é a prova de que, quando nos apoiamos, somos uma força imbatível”, celebrou a superintendente.
Presença Nacional: Deborah Secco compartilha suas experiências
Um dos momentos mais aguardados desta terça-feira foi a participação especial da atriz e empresária Deborah Secco. Convidada para agregar sua visão sobre o universo feminino ao evento, ela ministrou uma palestra inspiradora para as participantes.

Compartilhando os desafios de sua trajetória, desde a gestão da carreira até o papel da mulher na sociedade contemporânea, Deborah ressaltou a importância da autoconfiança e da criação de redes de apoio. A presença da atriz reforçou o propósito do evento de mostrar que, independentemente da área de atuação, as mulheres enfrentam batalhas semelhantes e se fortalecem quando se conectam.
Empreendedorismo, Inovação e Cultura Local
Promovido pelo Governo do Estado do Amapá, em parceria com a Cufa-AP, Sebrae/AP e o Coletivo de Mulheres, o ELAS II se consolida como uma grande vitrine para as iniciativas femininas. Com uma programação que se estende até o dia 25 de junho, o evento adota um formato híbrido que intercala painéis de debate sobre gestão, inovação e superação, com uma riquíssima programação cultural.

A presença de nomes da cena cultural amapaense não apenas anima os intervalos e encerramentos dos painéis, mas integra a arte ao diálogo social, fortalecendo a rede de apoio entre mulheres e fomentando a economia criativa do estado.
Confira a programação cultural dos próximos dias:
24 de junho (Quarta-feira)
- 12h15 – Cantora Sandra Lima
- 16h00 – DJ Cherno
- 17h00 – Cantora Jeane Souza
25 de junho (Quinta-feira)
- 21h30 – Grupo Pagodelas
O projeto “ELAS” segue com atividades gratuitas, unindo poder público, setor privado e sociedade civil na construção de caminhos sólidos para a autonomia econômica e social da mulher amapaense.

.
.
.
Fonte: Agência Amapá











