A campanha do Selo Amapá realizada pelo Governo do Estado, que incentiva a comercialização de produtos feitos com matéria-prima local, garantiu um aumento de 40% das vendas nos estabelecimentos comerciais participantes, em apenas dois meses de campanha. A ação está disponibilizando mais de 1 milhão de cupons para o sorteio de 300 vales-compras, cada um no valor de R$ 1 mil.
A promoção “Se é do Amapá, é Muito Bom”, é uma parceria com a Associação Amapaense de Supermercados (Amaps), e atua em atacadões, mercantis e mini-boxes de quatro dos 16 municípios do estado, com consumidores que adquirirem ao menos dois produtos certificados com o Selo Amapá.
O selo atesta a origem e fortalece os produtos tucujus ao ressaltar as características e identidades geográfica, histórica, cultural, social e econômica das regiões produtoras, utilizando matéria-prima local.
Essa é a segunda vez que acontece a promoção, e para a presidente da Amaps, Malúcia Sullyvan, o aumento considerável nas vendas neste início da nova campanha é resultado do sucesso da 1ª edição da promoção.
“Esse início de promoção tão positivo é um reflexo direto dos bons resultados da primeira edição. Ficamos gratos pela participação do Governo do Estado nesse incentivo que valoriza os produtos e produtores, além de aquecer a economia com o aumento das vendas”, destacou Malúcia.
Todos os estabelecimentos participantes da promoção do Selo possuem etiquetas de identificação nas gôndolas onde estão disponibilizados os produtos amapaenses, para facilitar que o consumidor reconheça o selo e adquira os produtos certificados.
O professor de matemática Antônio de Oliveira, que já é consumidor dos produtos amapaenses, ressaltou que faz questão de adquirir os produtos e valorizar a produção local.
“Precisamos sempre valorizar o que é da gente e da nossa cultura, então faço questão de comprar os produtos que vem com o Selo Amapá, pois sei que são de qualidade”, ressaltou o professor.
O presidente da Agência Amapá, Jurandil Juarez destacou que a expectativa é injetar mais de 10 milhões para a economia amapaense, além de gerar emprego e renda para a população.
“Temos o desafio de mudar o perfil do nosso consumidor, pois antigamente os consumíveis do estado eram importados. Mas temos uma mudança no cenário de nossa economia, e precisamos garantir mais renda para as famílias, um dos objetivos da nossa campanha. A expectativa é gerar mais de mil empregos através do Selo Amapá”, destacou Juarez.
A campanha do Selo Amapá conta com investimentos de R$ 540 mil, fruto de articulação do senador Randolde Rodrigues, em parceria com a Amaps, Sebrae Amapá e mais contrapartida do Governo do Estado.
O certificado emitido pelo Governo do Estado assegura o uso de matéria-prima amapaense e garante que a produção respeite o controle de qualidade e as leis ambientais e trabalhistas. Mais de 215 empresas já fabricam itens certificados com o Selo Amapá, com produtos como farinha e goma de tapioca, chips de macaxeira, mel, sorvete, picolé, polpas de açaí, pimenta e temperos para carne.