Geral

SOS RS: Amapá lança campanha humanitária interinstitucional em apoio às famílias atingidas

Compartilhe

Em meio ao desastre climático que assola o estado de Rio Grande do Sul, com mais de 360 municípios atingidos e milhares de famílias vítimas dessa tragédia, uma ação humanitária interinstitucional é lançada no Amapá. Com o objetivo de mobilizar a todos numa corrente solidária de doações voluntárias, nesta terça-feira (7), em reunião no auditório do Ciodes, representantes do Governo do Amapá, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público do Amapá (MP-AP), Tribunal de Contas (TCE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deram início à campanha “SOS Rio Grande do Sul”.


A reunião foi conduzida pela secretária de Assistência Social do estado, Aline Gurgel, uma vez que a coordenação geral da ação será do Governo do Estado, por meio do Comitê de Respostas Rápidas. Ficou definido que serão abertos pontos de arrecadação para receber produtos de higiene pessoal como escova de dente, sabonete, creme dental, desodorante, shampoo e absorvente; cobertores, toalhas, roupa de cama; pilha de qualquer tamanho e lanterna.


O próximo passo será a abertura de uma conta oficial para quem desejar contribuir financeiramente. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

Representando o MP-AP, a Procuradora de Justiça Clara Banha participou da reunião e compartilhou com os demais presentes como o órgão ministerial poderá contribuir.

“É hora de darmos as mãos a essa população que está em situação tão sofrida e que necessita de toda a ajuda possível. Existe uma recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça para que recursos de Acordos de Não Persecução Penal sejam destinados a ajudar o Rio Grande do Sul. Vamos iniciar essa arrecadação e também vamos abrir pontos para doação”, pontuou.


Serão 3 pontos focais para recebimento de doações no MP-AP: Procuradoria-Geral de Justiça, localizado no Araxá; Complexo Ciadão Centro, na FAB; e no Complexo Cidadão da Zona Norte, na Rodovia BR 210, s/nº – São Lázaro. Outros pontos de arrecadação funcionarão em locais estratégicos apontados pelos órgãos e instituições envolvidos.

Informações gerais da campanha serão divulgadas em breve pelo Governo do Estado. As assessorias de comunicação das instituições irão trabalhar de forma colaborativa, para que o maior número de pessoas tenha acesso às orientações de como contribuir pelos canais oficiais e legais, combatendo as fake news e dando segurança ao doador de que a sua ajuda chegará ao destino final.

 

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Rita Torrinha – Gerente de Comunicação

Compartilhe