Cidades

Sistema de criação e manejo de galinhas poedeiras é instalado pela Embrapa em Fazendinha

Compartilhe

A Embrapa instalou, no distrito de Fazendinha, um sistema de criação e manejo de galinhas poedeiras Embrapa 051. O principal objetivo é gerar tecnologia para produção de galinhas poedeiras rústicas, precoces e de alta produtividade de ovos caipira; e produzir forragem (serragem) para utilizar em hortaliças agroecológicas.

As 400 aves estão com 17 semanas de vida. Foram adquiridas com um mês. A idade indicada como adulta é de três meses. A postura é aguardada para o período de 14 a 18 meses, portanto no mês de agosto deste ano.

Seguindo a rotina da manutenção diária, o produtor Vicente Neto contribui para o sucesso do sistema. “No galinheiro estamos sempre medindo a temperatura e a umidade, sendo 30 graus a temperatura ideal. Quando está acima de 30 graus tomamos medidas como baixar as cortinas, ligar os ventiladores para o ar circular, e em dias chuvosos levantar a cortina e ligar as lâmpadas”, explicou.

Outra medida de manejo é manter a ração balanceada. A água é filtrada e as aves não tomam antibióticos. A prevenção de doenças é feita com vacinas.

No ano de 2023, este sistema de avicultura recebeu recursos na ordem de R$ 400 mil, de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto.

As características da linhagem da galinha poedeira Embrapa 051 são adequadas para o incentivo ao segmento da agricultura familiar, por serem rústicas e se adaptarem bem aos sistemas menos intensivos.  Com isso, pequenos produtores rurais têm acesso à tecnologia de genética avançada, que proporciona aumento de produtividade na postura e a agregação de valor pela venda da carcaça para consumo.

“No galinheiro estamos sempre medindo a temperatura e a umidade, sendo 30 graus a temperatura ideal. Quando está acima de 30 graus tomamos medidas como baixar as cortinas, ligar os ventiladores para o ar circular, e em dias chuvosos levantar a cortina e ligar as lâmpadas”, explicou Vicente Neto. Outra medida de manejo é manter a ração balanceada. A água é filtrada e as aves não tomam antibióticos. A prevenção de doenças é feita com vacinas.

 

Com informações de Dulcivânia Freitas

Compartilhe