A população negra enfrenta inúmeras dificuldades para ingressar no ensino superior, refletindo desigualdades históricas e estruturais. Questões como a falta de acesso a uma educação básica de qualidade, a escassez de políticas de inclusão e a persistência de preconceitos e discriminação racial contribuem para a baixa representatividade negra nas universidades.
Para mudar esta realidade, o projeto Vivências Negras – de extensão da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em parceria com a Central Única das Favelas do estado (CUFA) e União dos Negros do Amapá (UNA), abre inscrições para o cursinho preparatório a estudantes negros que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este ano.
As aulas acontecerão nos turnos da manhã e à tarde, e as inscrições seguem até o dia 12 de julho. Serão 100 vagas ofertadas e podem ser feitas de forma presencial, na sede da UNA, no Laguinho, das 16 às 20h. Para a coordenadora do curso, professora Mariana Gonçalves, da Unifap, uma excelente oportunidade para quem deseja obter uma nota alta no Enem e, ingressar em uma universidade.
“Sabemos que as desigualdades socioeconômicas impactam diretamente as oportunidades de estudo, tornando o acesso a cursos de nível superior ainda mais desafiador para essa parcela da população. A luta pela equidade no ensino superior para a população negra é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, justifica a professora.
Serão duas turmas criadas pelo Vivências Negras, com aulas que acontecerão na sede da UNA, de segunda a sábado, pela tarde e à noite, com aulas que seguirão até às vésperas do Enem, que este ano acontecerá nos dias 03 e 10 de novembro. A viabilidade do projeto parte de uma emenda do senador Randolfe Rodrigues.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: certificado de conclusão e/ou declaração de que está cursando o Ensino Médio, comprovante de inscrição do Enem 2024, RG, CPF e comprovante de residência (xerox e originais).
Com informações de Júnior Nery (Ascom/CUFA-AP