Pelo segundo ano consecutivo a sede do Governo do Estado do Amapá é transferida para a Vila Histórica de Mazagão Velho. A medida simbólica foi oficializada no sábado, 20, em cerimônia no Palácio Rio Mutuacá, que a partir de agora deve reunir as principais decisões e atos do executivo estadual até fim da festividade de São Tiago, no dia 28 de junho.
“É um gesto simbólico, mas muito importante para mim, para a população local e para nossa gestão, reforçando nossa política de governar para o estado todo e não de forma concentrada, pois não podemos esquecer de nenhum município. Daqui, ano passado, nós tomamos decisões importantes para Mazagão e para o Amapá inteiro. Este ano, temos muitas reuniões marcadas e documentos importantes que vamos assinar, além de manter a presença do governo aqui, com todos os secretários”, destacou o governador Clécio Luís.
À cavalo, o governador percorreu as ruas da cidade acompanhado de lideranças municipais e estaduais. Ao fim do trajeto, que iniciou na entrada do município, o gestor abriu as portas do prédio e celebrou junto com a comunidade ao som da música “São Tiago me chamou”, da artista local Verônica dos Tambores, e da dança do Vominê, manifestação característica do festejo cultural.
O Palácio Rio Mutuacá foi construído para valorizar e potencializar os atrativos locais e regionais, além de incentivar a participação dos moradores nas ações de governo. Com toda a comitiva governamental reunida, tal como em Macapá, Mazagão Velho será a capital do estado durante sete dias e a principal rota de integração entre os municípios.
Quem nasceu e cresceu na cidade vê a decisão como histórica e símbolo da valorização de um povo ancestral, como é o caso de João Marcos Videira, de 31 anos, que representará a figura do cavaleiro Atalaia durante a encenação da batalha de Mouros e Cristão no dia 25 de junho.
“Essa mudança do Palácio, da capital para cá, é muito importante, porque a gente vai trabalhar lado a lado com o Governo do Estado e deixa a gente mais próximo para resolver os problemas, além de debater sobre a Festa de São Tiago, que sabemos que é grandiosa, com uma programação muito extensa e que atraí visitantes do mundo todo”, destacou Videira.