O Governo do Amapá, inaugurou nas Escolas Estaduais Mário Quirino, na Zona Sul e Rivanda Nazaré, Zona Norte de Macapá, salas de acolhimento do “Crescendo Juntos”. A iniciativa faz parte do Plano de Governo para combater a evasão escolar de mães matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A estudante Raiane Saldanha, de 24 anos, suspirou aliviada ao ver a filha ser acolhida na sala do programa. Ela teve que parar de estudar há cerca de três anos pelas dificuldades em conciliar a criação dos três filhos e as aulas.
“Sempre trouxe minha filha, mas ela ficava chorando para não entrar na sala. Isso está sendo muito bom, eu não conseguia estudar direito, então eu fico despreocupada, pois sei que ela vai brincar e escrever”, destacou a estudante.
São duas salas de acolhimento do projeto voltadas ao atendimento pedagógico de crianças de 0 a 10 anos. As mães que desejarem usufruir do Programa deverão ter 75% de frequência nas atividades presenciais e 50% da pontuação bimestral. A triagem considerará aspectos sociais e econômicos das famílias.
A iniciativa oferece um ambiente seguro e educativo para os filhos enquanto as mães participam das aulas. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com a disponibilização de dois monitores, materiais pedagógicos e merenda escolar.