O primeiro dia do mutirão de emissão do Registro Civil, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), através da Corregedoria-Geral nesta segunda-feira, 8, levou muita gente ao prédio do Conselho Tutelar da Zona Sul, em Macapá, onde ocorreu a ação.
O projeto, que faz parte da Semana Nacional do Registro Civil “Registre-se”, tem o propósito de erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os amapaenses, em especial da população considerada em situação de vulnerabilidade social.
O trabalho ocorrerá nos três municípios do Amapá com maior índice populacional: Macapá, Santana e Laranjal do Jari.
Quem foi na ação neste primeiro dia, como seu Manoel dos Santos, conseguiu retirar a certidão de nascimento. No caso do seu Manoel, há 30 anos ele estava sem o documento, e agradeceu por tirar a segunda via.
A ação é de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e segue até o dia 12 de maio. No Amapá, o Tjap conta com a parceira da Defensoria Pública do Estado, Prefeitura Municipal de Macapá, Prefeitura Municipal de Santana, Polícia Técnico Científica (Politec/AP), Conselhos Tutelares da Zona Sul, Norte e Centro-Oeste, Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari e Conselho Tutelar do Jari.
Os atendimentos seguem durante a semana, no horário de 8h às 14h.
Dia 09/05
Sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS AMOR
Endereço: Av. Carlos Lins Cortes, s/n, Infraero, Macapá/AP.
Dia 10/05
Sede do Conselho Tutela da Zona Centro-Oeste
Endereço: Rua Ranolfo de Souza Gato, s/n, Marabaixo 3, Macapá/AP
Dia 11/05
Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania- Fórum de Santana
Endereço: Rua Cláudio Lúcio Monteiro, 900, Centro, Santana/AP.
Dia 12/05
Cartório de Registros Públicos e Tabelionato da Comarca de Laranjal do Jari
Endereço: Av. Cultura, nº 627, Agreste, Laranjal do Jari/AP.