A peregrinação de São Tiago e São Jorge iniciou neste sábado (13) em Macapá. As imagens foram trazidas de Mazagão Velho para a capital. Até esta segunda-feira, 15, a comitiva dos 247 anos da Festa de São Tiago irá percorrer residências de fiéis, prédios públicos e empresas. A passagem das imagens peregrinas na capital é uma forma de intensificar a divulgação e reforçar o convite para a tradicional festividade, de fé, devoção e história, que começa nesta terça-feira, 16.
Pela programação, às 9 horas desta segunda-feira, será celebrada a missa solene no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, sede do Governo do Amapá, momento em que a comissão será recebida pelo governador Clécio Luís e equipe de governo.
“Saímos de Mazagão Velho, levando para Macapá uma amostra do grandioso evento que fazemos todos os anos na nossa vila histórica”, destaca a secretária do Instituto Cultural da Festa de São Tiago, Ana Lídia Riboli.
O retorno a Mazagão Velho está previsto para às 20 horas desta segunda, quando a comunidade recepciona e conduz as imagens de São Tiago e São Jorge, em romaria, até à igreja de Nossa Senhora da Assunção, onde o translado é encerrado.
A Festa de São Tiago, que acontece de 16 a 28 de julho, mistura rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo, que lutou ao lado dos cristãos na batalha contra os mouros. Durante esse período, a pacata vila de Mazagão Velho recebe milhares de visitantes para prestigiar as festividades.
A programação é realizada pela comunidade, através do Instituto Cultural, com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão. Este ano, a mais tradicional manifestação cultural e religiosa do Amapá completa 247 anos.