Educação

Ifap fará leilão de suínos no Campus Porto Grande

Compartilhe

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará um leilão de animais decorrentes da produção em pesquisa e criados na fazenda experimental do Campus Agrícola Porto Grande. Serão leiloados cinco suínos machos de raça predominante Large White, com aproximadamente 30 quilos. O leilão será realizado no dia 30 de agosto, a partir das 9 horas, no próprio campus, situado na rodovia BR 210-KM, nº 103, na entrada do município de Porto Grande.

 “Os animais que serão leiloados foram gerados na própria fazenda a partir de reprodutores e matrizes adquiridos pelo Ifap no estado do Paraná. Agora, com o leilão, o objetivo é disseminar animais de boa genética aos produtores amapaenses, contribuindo com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade da produção pecuária local”, explica o diretor do Departamento de Práticas Agrícolas e Zootécnicas, Natalino da Silva Reis.

 Podem participar do leilão quaisquer interessados em adquirir os animais, seja pessoa física ou jurídica, independentemente de inscrição prévia ou outras formalidades. Para isso, devem comparecer no dia e local marcados, fazendo-se identificar através de documentos de identidade (CPF ou CNPJ).

Estão impedidos de participar todos os servidores do Ifap, funcionários públicos ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança de outras instituições, pessoas ligadas à comissão do certame por matrimônio ou parentesco, afim ou consanguíneo, até o segundo grau, ou por adoção.

 Os interessados em adquirir os animais poderão realizar visitas até três dias úteis antes do leilão, no setor de produção animal da Fazenda Experimental, mediante agendamento através do e-mail depaz.porto@ifap.edu.br. Durante a visita, fica terminantemente proibida a retirada de qualquer animal do local em que se encontra. Não serão aceitas reclamações posteriores.

 Os animais leiloados serão entregues no estado em que se encontram, livres e desembaraçados de quaisquer ônus. O Ifap não se responsabiliza pela qualidade, deficiência ou pela impossibilidade de aproveitamento dos animais.

Porcos criados na fazendo experimental serão leiloados para disseminar animais de boa genética aos produtores amapaenses. Foto: Ifap

 Cada animal será ofertado com preço inicial de R$ 300. Os arrematantes pagarão, à vista, 100% do valor do(s) lote(s) arrematado(s), devendo efetuarem os pagamentos por meio da Emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU). Não serão permitidos descontos para pagamento à vista.

 Os bens arrematados terão o prazo de trê dias úteis, a contar do leilão, para a retirada dos bens. Perdendo o arrematante todo e qualquer direito sobre os bens arrematados e não retirados no prazo, sendo considerado desistente. O arrematante deve arcar as despesas relativas à emissão da Guia de Transporte de Animais (GTA) junto ao referido órgão de fiscalização agropecuária (DIAGRO – AP).

Para mais esclarecimentos, leia o EDITAL DE LEILÃO Nº 01/2024-IFAP

Sobre a fazenda experimental

 A fazenda experimental do Campus Agrícola Porto Grande é um ambiente com áreas de produção vegetal (cultivo de açaí irrigado, viveiro de produção de mudas, horticultura, pastagens, capineiras, fruticultura, sistema Agroflorestal, estufas com áreas protegidas e para cultivo e experimentação agrícola e produção de culturas anuais); e produção animal (suinocultura, avicultura, bubalinocultura, bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura e equinocultura). Atualmente, há perto de 100 animais, sendo 22 suínos, 50 Galinha, dois búfaos, dois bois, sete caprinos, 14 ovinos e um cavalo.

 A fazenda é gerenciada pelo Departamento de Práticas Agrícolas e Zootécnicas (Depaz), com o quadro de servidores composto por dois médicos veterinários, dois zootecnistas, um operador de máquinas agrícolas e um técnico em agropecuária).

 Aulas práticas, desenvolvimento de pesquisas e oferta de estágio são proporcionados aos alunos. “Através das atividades da fazenda experimental, tanto de implantação e manutenção de cultura agrícolas ou criação animais, é que os alunos orientados por professores e técnicos põem em prática o conteúdo apresentado em sala de aula, por isso é um instrumento de grande relevância para os cursos que ofertamos”, afirma Natalino Reis.

 Este é o segundo leilão de animais criados na fazenda experimental realizado pelo campus. O primeiro foi em 2022, quando foram leiloados dez animais, sendo dois ovinos e oito suínos.

 

 

Com informações de Suely Leitão, jornalista da Reitoria

Compartilhe