Educação Parlamento

Idealizado por Davi, 1º centro de robótica de Macapá é inaugurado e senador reforça importância do projeto para educação

Espaço faz parte do “Samaúma Tech” e prevê espaços tecnológicos em todo o estado atendendo 6 mil alunos

O senador Davi Alcolumbre (União-AP), coordenador da bancada federal, disse que a inauguração, nesta quinta-feira (23), do primeiro Centro Tecnológico em Robótica de Macapá representa um grande passo não só para a educação pública do estado como para mudar a realidade de milhares de estudantes amapaenses. O centro, que conta com equipamentos modernos e de ponta para a capacitação de professores e alunos da rede pública estadual e municipal, faz parte do “Samaúma Tech”, projeto educacional que visa inaugurar centros tecnológicos em robótica em todos os municípios amapaenses.

O projeto educacional e tecnológico é gerido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e governo do Amapá, implementado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e coordenado pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS). “Foram anos de luta, dedicação e muito trabalho para conseguirmos, junto ao governo estadual, realizarmos este grande sonho para as escolas públicas de nosso estado: centros de robótica modernos para aprimorar a educação desses jovens e abrir o leque de futuras oportunidades profissionais para esses alunos. Hoje, foi inaugurado mais um de muitos outros espaços desse tipo em nosso estado”, disse o senador amapaense.

O principal objetivo do “Samaúma Tech” é fortalecer o sistema de educação pública por meio de conhecimentos da ciência e tecnologia. A expectativa é de que, em Macapá, 500 professores sejam capacitados e seis mil alunos sejam qualificados para integrar, como profissionais e cientistas, o mercado de trabalho. “Estamos falando de uma importante iniciativa que vai oferecer capacitação em robótica a professores e beneficiar mais de seis mil alunos em nosso estado. Ou seja, o  ‘Samaúma Tech’ não só educa e capacita como amplia as possibilidades de emprego desses futuros jovens no mercado de trabalho”, frisou Alcolumbre.

Os centros em robótica no Amapá só estão se tornando realidade devido à atuação incansável, e na linha de frente de Alcolumbre na busca de recursos e parcerias para tornar o projeto em realidade para os amapaenses. “O objetivo do ‘Samaúma Tech’ é fomentar o ensino da ciência e tecnologia na educação básica, capacitando estudantes e professores e transformando a escola em um espaço de inovação”, afirmou Alcolumbre.

O plano de ação do projeto prevê que, em dois anos, sejam montados 18 laboratórios tecnológicos distribuídos em escolas dos 16 municípios do Amapá. Quatro deles estão nos mais populosos (Macapá e Santana) e um em cada uma das outras 14 cidades. “Estamos falando de vidas que serão transformadas pela educação, pela capacitação tecnológica e que, por isso, terão seu futuro transformado com mais oportunidades”, finalizou o senador Davi.