Considerando cenário epidemiológico do país, Hospital Universitário articula-se com governo estadual para colocar em prática estratégias que vão desde prevenção e até formação específica para tratamento da doença.
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, está intensificando ações de combate à dengue. Diante do crescente número de casos da doença no Brasil e também no Amapá, foram implementadas medidas para melhorar o atendimento aos pacientes, assim como ações que visam promover a conscientização e disseminação de informações.
Como parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), o HU-Unifap atua em casos de internação por dengue, recebendo pacientes encaminhados pela central de regulação de leitos do estado. Em resposta ao crescimento dos casos da dengue, o hospital negociou com o governo do estado a ampliação da oferta de leitos, e pra isso estabeleceu um Comitê Gestor de Crise, responsável por planejar e monitorar essa expansão.
Jackeline Camargos Pereira, Chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-Unifap e Coordenadora do Comitê Gestor de Crise, destaca: “Elaboramos um documento abrangente que contempla todos os aspectos necessários para o aumento de leitos, incluindo exames, medicamentos, treinamentos sobre o manejo da dengue. Além disso, como parte da rede de saúde, informamos diariamente à vigilância em saúde do Estado sobre a ocupação dos leitos por casos suspeitos ou confirmados de dengue, tanto nas enfermarias quanto na UTI adulto” .
Em fevereiro deste ano, o programa Estação HU, veiculado pela Rádio Universitária da Unifap, dedicou um episódio à discussão da alarmante situação dos casos de dengue no Brasil, trazendo como convidado o médico infectologista do HU Rafael Darwich, que abordou diversas questões relacionadas à doença. Ainda em fevereiro a equipe do ambulatório do hospital promoveu uma ação, em que foi realizada uma roda de conversa sobre o assunto com profissionais e pacientes. Para os estudantes e profissionais de saúde, foi disponibilizado o protocolo de dengue do Ministério da Saúde de 2024. Além disso, tiveram a oportunidade de participar de aulas online sobre Manejo da Dengue, também promovidas pelo Ministério da Saúde.
“Como é um hospital universitário, também temos como objetivo a formação de profissionais de saúde. Então o infectologista do HU e professores da Unifap realizaram aula sobre dengue, com discussão dos critérios diagnósticos e tratamentos atualizados. Outro recurso que usamos, é divulgar para os profissionais o panorama da dengue no estado e mostrar a participação do HU-Unifap nesse cenário. Assim, toda semana fazemos um boletim epidemiológico da dengue “ explica Jackeline Camargos Pereira Chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-Unifap e Coordenadora do Comitê Gestor de Crise.
Com informações da Comunicação Social da Ebserh – HU