Governador Clécio Luís anunciou a nova secretária de Saúde, Bárbara Bravo, que assume o lugar de Silvana Vedovelli.
O governador Clécio Luís anunciou na sexta-feira, 31, a médica Bárbara Bravo como nova secretária de Estado da Saúde. A troca de gestores que integram o primeiro escalão do Governo do Amapá atende ao calendário eleitoral e é uma das estratégias para aperfeiçoar a gestão.
A médica Bárbara Bravo assume o lugar de Silvana Vedovelli, que estava à frente de uma das principais pastas do Estado, desde 2023. Enfermeira, com especialização nas áreas de Obstetrícia e Gestão em Planejamento e Recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), Vedovelli deixa o cargo após um ano de cinco meses.
“A secretária Silvana Vedovelli atuou com profissionalismo para melhorar a saúde. O que ela pegou no Governo do Estado e o que vai entregar para a sua sucessora já é uma saúde bem melhor. Claro que falta muito a percorrermos, mas já é uma nova saúde, um HE bem melhor, uma maternidade em obras, e a construção de novos prédios. Silvana deixa sua marca em pouco tempo, um ano e cinco meses de gestão, saí pela porta da frente deixando um grande legado”, destacou o governador.
Ao longo de sua carreira, Vedovelli reuniu vasta experiência no trabalho junto às mulheres, crianças e no atendimento às necessidades básicas de saúde no Amapá. Secretária de Saúde de Macapá e coordenadora do enfrentamento à Covid-19 na capital, também na gestão do então prefeito Clécio Luís. A passagem pelo Governo se destacou no planejamento da retomada da reestruturação da saúde pública do estado.
Atuou ainda na requalificação das unidades estaduais, com destaque no Hospital de Emergência de Macapá e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, trabalhou pela aquisição de equipamentos modernos e aumento dos leitos para atendimento qualificado e mais humanizado dos pacientes e dos cidadãos.
Nova gestora
Bárbara Bravo é amapaense e nasceu no município de Calçoene. Se formou em medicina no estado do Pará em 2013 e se especializou em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e em Saúde da Família. É membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Desde junho de 2017, atua como médica no serviço de urgência e emergência no estado, e desde 2020 é responsável técnica do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz.