Economia

Formatura marca conclusão dos cursos de capacitação profissional do “Qualifica Amapá “

Compartilhe

Aconteceu neste fim de semana a formatura de 430 alunos do projeto ‘Qualifica Amapá’, em Macapá. Formandos e familiares se reuniram em uma a cerimônia repleta de emoção, no Ceta Ecotel.

Coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), a ação faz parte do Plano de Governo da gestão em incluir políticas públicas de capacitação profissional para a geração de emprego e renda.

Foto: Ascom GEA

“Esse curso representa uma nova oportunidade, porque o mercado quer gente qualificada. Antes de fazer, estava estudando ciências biológicas e falta pouco para também concluir. Me capacitei para no curso de Atendente de Farmácia e quero conquistar um bom emprego”, comemorou Jorgete Carvalho, de 39 anos, que vive em Macapá há mais de 25 anos.

O projeto do Governo do Amapá iniciou neste ano alinhado às demandas Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Amapá e da Central do Trabalhador Autônomo. A proposta é que os concluintes possam integrar o banco de talentos para que empresários locais possam contratar pessoas qualificadas, garantindo mais oportunidades de geração de emprego.

O aluno Anderson Nunes, de 40 anos, concluiu o curso de montador e instalador de móveis realizado na primeira etapa do projeto. Logo ao concluir, já conseguiu se inserir no mercado de trabalho com um emprego formal.

“Achei muito importante essa oportunidade, porque sem qualificação é muito difícil consegui um emprego. Sou muito grato ao projeto por ter me qualificado, graças a ele consegui entrar em um segmento que sempre sonhei”, celebrou Nunes.

No total, 24 cursos de qualificação profissional foram ofertados em duas etapas, com alongamento de cílios, operador de computador, montador de móveis, social media, design de sobrancelhas, design gráfico, manutenção de celular, cozinha regional, barbeiro e recepcionista.
Além de cursos de instalação hidráulica, mecanização agrícola, assistente de recursos humanos, panificação e confeitaria, eletricista de instalação predial, manutenção de aparelho celular, cabeleireiro, primeiros socorros, operador de caixa, programador de sistemas, atendente de farmácia, operador de empilhadeira e alongamento de unhas.

O projeto conta com investimentos de mais de R$ 2,4 milhões, garantidos por emendas parlamentares e contrapartida do Tesouro Estadual. As próximas etapas acontecem em áreas rurais de São Joaquim do Pacuí, Ressaca da Pedreira, e posteriormente no município de Santana.

Compartilhe