Saúde

Doadores com tipagens sanguíneas raras garantem atendimento preferencial no Hemoap

Compartilhe

Pessoas com tipagem sanguínea AB+ e AB- que procurarem o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), terão direito a senhas preferenciais para atendimento até a próxima terça-feira, 30 de abril. Essas tipagens sanguíneas são consideradas raras, e o estoque esta muito baixo.

Foto: Ascom GEA/arquivo

Para ter acesso à prioridade, o doador precisa apresentar o exame de tipagem, comprovar a condição rara com o cadastro do Instituto, ou ser convocado por ligação do Hemoap. O Hemocentro é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública de saúde do Amapá, além de instituições conveniadas.

Segundo a chefe do serviço de Captação e Orientação Social do local, Elmira Santos, foram registrados, nos dois últimos meses, uma média de 75 doações de sangue por dia, volume abaixo das 100 coletas diárias que correspondem ao nível de segurança.

“Atualmente, temos no sistema do Hemoap apenas 29 doadores AB- e 450 AB+ registrados, e nem todos são doadores que vem ao Hemocentro regularmente. Essa é uma das estratégias de incentivo para os que já são cadastrados, e também para atrair novas pessoas com essas tipagens de sangue”, destaca Elmira.

Para doar, é necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação. Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

O hemocentro fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp pelo número: (96) 98811-0200.

Compartilhe