Saúde

Davi e Clécio entregam primeira carreta-reboque para coleta itinerante de sangue e medula óssea no Amapá

Equipamento vai percorrer todos os municípios do Estado. Com a carreta, capacidade de coleta do Hemoap deverá ser ampliada em mais de 50%

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá-Hemoap ganhou, na manhã desta quarta-feira(19),  um grande equipamento para captação de bolsas de sangue e medula óssea para a instituição. Especialmente desenvolvido para coleta itinerante em bairros e municípios.

O veículo é fruto de emenda parlamentar do senador Davi  Alcolumbre , por meio de convênio com o programa Calha Norte, do Ministério da Defesa e contrapartida do Governo do Estado, no valor total de  R$2.463.818,63.

O veículo é totalmente equipado com os recursos necessários para efetuar centenas de coletas diárias. É composto por uma sala de recepção, duas salas  de triagem clínica, uma sala de triagem hematológica, uma sala de coleta com quatro poltronas motorizadas, sala de recuperação, copa, banheiro e plataforma de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência. Totalmente refrigerada, a carreta do Hemoap percorrerá os bairros da capital e os municípios de forma itinerante com o objetivo de ampliar a quantidade de doações  através da unidade móvel de coleta externa em uma estimativa de 50%.

De acordo com o diretor do Instituto, Eldren Lage, o prédio do Hemoap, construído há 30 anos, possui atualmente 9 poltronas de coleta. “Quando o prédio foi construído, tínhamos, em média, uma população de cerca de 250,300 mil habitantes; hoje o Amapá cresceu e atendemos uma população de quase 800 mil habitantes com a mesma quantidade de poltronas, essa carreta possibilitará a coleta de, no mínimo, 30 bolsas de sangue diariamente, permitindo que possamos nos deslocar para os bairros e municípios próximos ,de forma itinerante e, com isso  ampliar a capacidade instalada do Instituto. Ela é fundamental para atendermos melhor a população, garantindo o estoque, em especial, nesse momento de reestruturação da saúde do estado onde aumentamos o número de atendimentos e cirurgias gerando grandes demandas nos hospitais”, explicou.

O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que a entrega da carreta-reboque é uma prova de que a saúde é prioridade em sua gestão. “Essa carreta significa muito para o estado, as pessoas têm um grande senso de solidariedade, porém, muitas vezes , por serem de menor poder aquisitivo, até o transporte para vir fazer a doação torna-se uma dificuldade. Com esse veiculo poderemos alcançar essas pessoas e, com isso ampliar a capacidade do Hemoap e atender melhor aos que precisam de sangue; a saúde sempre será prioridade no meu governo, assim como é para o mandato do senador Davi”, afirmou.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 14 em cada grupo de mil brasileiros são doadores de sangue, o que significa que 1,4% da população doa sangue regularmente, ainda assim a  conscientização sobre a importância da doação é fundamental para que se mantenham estáveis os estoques dos bancos de sangue, principalmente em períodos específicos do ano que apresentam baixas de doadores como férias escolares e finais de ano. Ainda, de acordo com o ministério, uma doação pode salvar até quatro vidas.

O general Ubiratan Poty, diretor do Programa Calha Norte ressaltou que o Programa possui hoje mais de 300 convênios em execução ,somando quase 1 bilhão de reais e, nesse universo, o Amapá é campeão de emendas. “ Esses valores significam muito e o Amapá é campeão no que diz respeito à destinação de recursos do Programa Calha Norte para o estado através da articulação do senador Davi”.

Para o senador Davi essa é uma luta constante em defesa da saúde do estado. “Este é um exercício constante de nossa atuação parlamentar em Brasília em busca dos interesses da nossa população. Não é fácil, diante do tamanho do Amapá em comparação a outros estados brasileiros e que ainda possui muitas carências. Graças à construção que fizemos ao longo dos anos e à liderança que alcançamos podemos viabilizar recursos importantes como esse para melhorar a vida das pessoas”, destacou o parlamentar.

“Apresentar uma emenda, trabalhar, um,dois anos para ver essa emenda concretizada, seja na saúde, na compra de um equipamento dessa natureza, que é o primeiro na história do  Amapá, significa que estamos facilitando a vida das pessoas para que aqueles que querem ser solidários, através da doação de sangue, agora possam fazer isso no seu bairro, em seu município. É para isso que trabalhamos e eu estou muito feliz em cumprir com mais essa agenda e cumprindo com minhas obrigações como parlamentar”

Inicialmente a carreta-reboque atuará na capital Macapá, atendendo agenda previamente montada pelo Hemoap em bairros mais populosos para coleta e, posteriormente será deslocada para os municípios amapaenses.

 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa