Ao lado do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, o senador reforçou seu compromisso com a defesa da democracia
Ex-presidente do Senado Federal durante o biênio 2019-2020 e atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) recebeu, na quinta-feira (18), o Diploma e o Grão-Colar da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal, mais alta comenda concedida pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) a personalidades que ganharam destaque no âmbito nacional. Alcolumbre recebeu a condecoração das mãos do presidente do TJDFT e chanceler da Ordem do Mérito Judiciário do DFT, desembargador Cruz Macedo, na Presidência do Senado, pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Poder Judiciário.
“É uma honra e um privilégio imenso receber esse reconhecimento por parte do TJDFT e quero, mais uma vez, reforçar meu compromisso inegociável na defesa da democracia e da autonomia, harmonia e diálogo entre os Três Poderes”, disse o parlamentar amapaense. Além de Alcolumbre, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também recebeu o Diploma e o Grão-Colar.
As comendas representam Símbolos Honoríficos e são constituídas de medalhas do mérito Judiciário e insígnia. Estas são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz, há a deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever. Há ainda dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição “Mérito Judiciário – TJDFT”.