Política

Central Única das Favelas (Cufa) ganha nova sede no Amapá

O governador Clécio Luís inaugurou na sexta-feira, 26, a nova sede da Central Única das Favelas (Cufa) no Amapá. O prédio, instalado no Centro de Macapá, foi uma concessão do Governo do Estado, repassada em novembro de 2023. A instituição social, reconhecida em todo o país, atua na valorização da diversidade e luta pela promoção da igualdade nos territórios em situação de vulnerabilidade.

“Estamos trazendo, simbolicamente e concretamente, a periferia para o centro, o centro geográfico, histórico e de importância, na cidade de Macapá. Um prédio todo reformado que significa avanços no trabalho social e de defesa das pessoas em vulnerabilidade. Um espaço que abrigará sonhos, atitudes positivas e propositivas, além de revelar potências, através das comunidades”, enfatizou o governador Clécio Luís.

Foto: Max Renê

Os trabalhos de reformas e reestruturação do espaço, foram realizados pela Secretaria de Infraestrutura do Amapá (Seinf), com recursos de R$ 500 mil, destinados através de emenda do senador Randolfe Rodrigues, um dos entusiastas das ações da entidade no estado, que participou do evento de entrega.

“Esse aqui é um local para atender uma parte da sociedade que às vezes são de cidadãos excluídos. Aqui as favelas e periferias são colocadas, simbolicamente, no centro da cidade. Isso é uma grande conquista”, destacou o senador.

Foto: Max Renê

A conquista de um local totalmente adequado, em um espaço histórico na capital, localizado na Rua São José, em frente à Praça Barão do Rio Branco. representa para todas as comunidades das baixadas e periferias amapaenses, o fortalecimento das garantias de promoção social através do empreendedorismo, desenvolvimento socioeconômico e cultural para criança, jovens e todos que serão atendidos pela Cufa no Amapá.

“Estamos realizando um sonho, que era ter um prédio próprio, para desenvolver nossas atividades administrativas e os nossos projetos adequadamente, como teatro, empreendedorismo e outras capacitações. Isso tudo agora é realidade, é um espaço das comunidades do Amapá, que foi pensado para contribuir no processo de transformação e melhoria da sociedade”, disse a presidente da Cufa Amapá, Alzira Nogueira.

Foto: Max Renê

Sede da Cufa

A nova sede da Cufa, reestruturada em 45 dias, conta com ambientes requalificados de recepção, secretaria, salas de atendimento, de reuniões e multiuso, para realização de cursos, rodas de conversa e formações diversas, tudo dentro das dinâmicas da Central para o desenvolvimento das atividades.

Foto: Max Renê

 

 

Com informações de Weverton Façanha