A campanha de arrecadação lançada pelo Governo do Amapá para ajudar as famílias atingidas pelos alagamentos no Rio Grande do Sul, tem mobilizado a população amapaense e iniciativa privada do Estado. Nesta quinta, 9, o centro de arrecadação instalado no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, recebeu a doação de quase 10 toneladas de alimentos não-perecíveis e materiais de higiene de uma distribuidora local.
As doações foram organizadas ainda no dia do recebimento e serão enviadas ao estado gaúcho nesta sexta-feira, 10, onde toda a logística está articulada com o governo do Rio Grande do Sul. A iniciativa é coordenada pelo Comitê de Respostas Rápidas do Governo do Estado, como resultado da união de esforços dos órgãos estaduais para levar assistência especializada ao Sul do país.
A secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, comemora o reflexo da ação como um grande ato de amor e de solidariedade expressado pelo povo amapense, e conta que a entrega foi uma das maiores desde o início da campanha.
“É uma grande missão levar esses donativos e fazer chegar em segurança tanto aos nossos irmãos gaúchos quanto aos nossos irmãos amapaenses no sul. Nós temos parceiros importantes que estão se mobilizando dentro das suas instituições, são muitas mãos trabalhando em prol do nosso povo que está agora em calamidade pública e precisa desse olhar diferenciado”, finaliza a secretária.
Os alunos do curso de formação do Corpo de Bombeiros do Amapá também estiveram presentes ajudando no descarregamento dos materiais. O aspirante a soldado, Felipe Balieiro, expressou orgulho em participar da primeira missão pela corporação.
“Como aluno estou muito grato por estar participando diretamente e ajudando outros cidadãos que estão passando por essa situação no Rio Grande do Sul, essas pessoas que estão precisando tanto nesse momento muito difícil”, finaliza Balieiro.
O gerente comercial da distribuidora que realizou a doação, Amiraldo Miranda falou sobre o sentimento de fazer parte da ação que vai ajudar muitas famílias com a força tarefa montada pelo Governo do Amapá no posto de coleta.
“Nós estamos acompanhando a situação na região do Rio Grande do Sul, como empresa e setor atacadista, nos sensibilizamos e mobilizamos juntamente com a diretoria da distribuidora, a doação desse material que são quase 10 mil quilos e desde segunda-feira destacamos uma equipe para organizar e preparar os donativos para que hoje pudéssemos realizar essa entrega que com certeza ajudará o povo lá no Sul”, explicou Amiraldo.
A ação também conta com a participação da Polícia Militar (PM-AP), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Ministério Público (MP-AP), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembleia Legislativa do Estado, Defensoria Pública do Amapá, Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), Sebrae e Central Única das Favelas (Cufa-AP).
Com informações de Thaysa Ruane