Economia

Beneficiários do “Novo Amapá Jovem” são orientados sobre a mudança de pagamento

Compartilhe

Pagamento dos beneficiários dos eixos Escola, Universitário, Campo, Estagiário, Cidadão e Protagonista será via Pix.

O Governo do Estado orienta os estudantes do Novo Amapá Jovem como devem proceder para o recebimento do pagamento dos valores das bolsas, que variam de R$ 250 a R$ 1,4 mil. Os participantes de cinco dos seis eixos receberão os pagamentos das bolsas por transferências Pix. O eixo “Estagiário” será pago por convênio bancário.

O programa foi reformulado como parte do Plano de Governo da gestão, com o objetivo de ampliar, capacitar e potencializar os atendimentos à juventude. Os beneficiários não precisarão realizar nenhuma ação de cadastro para receber os pagamentos. Todo o processo é coordenado pela Secretaria Extraordinária da Juventude (Sejuv).

Antes, o beneficiário recebia os valores das bolsas através da conta bancária e uso de cartão, e esse saque só poderia ser feito no Banco do Brasil. Para o recebimento e não exclusão do programa é necessário que o jovem cumpra critérios frequência mínima de 75% do total de horas/aulas, 60% de rendimento escolar, além da participação nas atividades de extensão e atividades na plataforma do programa, de acordo com a secretária da Juventude, Priscila Magno.

“A chave para o pagamento via Pix será obrigatoriamente o CPF do bolsista e a secretaria já possui de todos. Nossa meta é garantir que todos os jovens tenham a chave cadastrada no CPF, mas quando não conseguirem, orientamos que se abra uma conta em banco digital. Damos suporte para os alunos e a previsão é que os contemplados recebam o primeiro pagamento até o final de julho” esclareceu a secretária.

O programa possui cerca de 41 mil jovens participantes divididos nos eixos Escola, Universitário, Campo, Estagiário, Cidadão e Protagonista. O processo seletivo iniciou no mês de abril, e após convocação e encerramento das cerimônias de recepção que percorreu os 16 municípios e foi finalizada no sábado, 20.

Agora, os alunos irão iniciar as atividades de qualificação. Os beneficiários também terão o 13º pagamento que será proporcional aos meses trabalhados.

Compartilhe