O Dia Mundial da Prematuridade, no último dia 17, foi marcado por um ensaio fotográfico dos bebês internados no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML). A iniciativa faz parte da programação da campanha Novembro Roxo. O momento foi de muita fofura e amor, entre as mamães e os bebês.

Com o tema “Jardim dos Prematuros”, os bebês fantasiados de bichinhos foram clicados em vários momentos. As mães, aproveitaram para celebrar a vida dos pequenos guerreiros.
Posteriormente as fotos serão impressas e presenteadas às mães. De acordo com a enfermeira, Elis Nascimento, esse é um momento de muita alegria e permite a construção de uma memória afetiva.

“Esse é um momento de muita alegria para as mães, que devido aos seus partos prematuros e as internações que em sua maioria são longas, não têm a oportunidade de ter esse momento compartilhado com suas famílias. Com essas fotos, eles conseguem ter essas lembranças. As mães se emocionam muito e aguardam ansiosamente pela entrega das fotos impressas”, explicou Elis.

Bebês prematuros
O parto prematuro, antes das 37 semanas de gestação, pode ocorrer devido a diversas causas, desde infecção uterina a doenças relacionadas com a saúde da grávida.
Em 2022, o Amapá registrou o nascimento de 444 bebês nessa condição, sendo que 56% desses casos poderiam ter sido prevenidos com a realização do pré-natal completo, disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios.
Novembro Roxo
A campanha Novembro Roxo exerce um papel de alerta para as famílias sobre os casos crescentes de partos prematuros no Brasil, e além disso, destaca a importância de informar, sensibilizar e orientar a população sobre os cuidados com os bebês prematuros e a importância de realizar o pré-natal.