Cidades

Bairros de Macapá recebem Mutirão do Descarta Treco

Compartilhe

Nesta semana dois bairros receberam o “descarta treco”, Cabralzinho e Alvorada . O serviço faz parte de diversas ferramentas implementadas pela prefeitura de Macapá, que auxiliam a população no descarte correto e gratuito de eletrônicos, móveis e outros objetos domésticos.

Criado no fim de 2021, e executado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), o serviço já retirou mais de 4 mil objetos inutilizados em vários bairros da capital.

Foto: Ascom PMM

Em 2024, a secretaria adquiriu mais uma instrumento para a execução do ‘Descarta Treco’: Um caminhão com plataforma de elevação, garantindo a saúde e o cuidado com os servidores e a retirada de objetos maiores.

Moacir Anaice, de 72 anos, foi um dos contemplados com a ação no bairro Alvorada, nesta sexta-feira, 19.

“Esse é um serviço muito bom, de utilidade pública, solicitei faz uns 4 dias e me deram um prazo de 10 a 15 dias, e hoje já vieram retirar os residuos da obra, eu achei até rápido”, conta o morador sobre a importância e agilidade no serviço ofertado.

O morador, que não sabia o que fazer com os residuos da obra, avalia o serviço do Descarta Treco.

“A população, ao invés de descartar elementos e produtos em lugares inapropriados, pode reservar, bater as fotos e mandar pro Descarta Treco e eles vem na sua casa tirar tudinho”, complementa Moacir.

O mutirão foi idealizado com o intuito de atender, de forma rápida e efetiva, a grande quantidade de demandas solicitadas através dos canais de ouvidoria da secretaria.

Segundo o Secretário da Zeladoria Urbana, Helson Freitas, a capital produz 40 toneladas de lixo todos os dias e a gestão trabalha diariamente para encontrar formas de agilizar os serviços e torná-los mais acessíveis.

“O serviço dá um destino correto para os objetos, sem agredir o meio ambiente, e evita que terminem obstruindo canais e bacias. O Descarta Treco é gratuito e o tempo de espera é de 10 a 15 dias, mas essas demandas são atendidas atualmente em 5 dias, em média”, explica o secretário Helson Freitas.

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) disponibiliza dois canais de ouvidoria, além do atendimento presencial na sede da pasta.

O primeiro é um canal para denúncia de lixeiras viciadas, descartes irregulares em vias, canais e logradouros. O contato atende solicitações por mensagens de segunda a sexta-feira, em horario comericial, no número: (96) 99132 5389 (What’s app)

O segundo é um canal para o recolhimento de eletrônicos, móveis e outros objetos domésticos. Para ter acesso a este serviço, o munícipe deve entrar em contato com a equipe da Zeladoria Urbana, também em dias e em horario comercial no número (96) 98125 1151(What’s app).

Compartilhe