Cidades

Avançam as obras de construção do sistema próprio de geração de cloro da Estação de Tratamento de Água de Macapá

Compartilhe

O novo sistema está em processo de instalação dentro da Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM) e traz um dos métodos mais avançados e modernos do mercado de cloração para o Amapá.

A aplicação de cloro no processo de tratamento da água é uma etapa importante e que pode ser executada de diversas formas. Ao iniciar as operações no estado, a Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) decidiu investir em inovação e deu início à construção de um sistema próprio de geração de cloro a partir do uso do sal. Um modelo moderno e já utilizado em grandes distribuidoras pelo Brasil.

As obras de construção do gerador de cloro estão dentro da Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM) e contam com investimentos de mais de R$6 milhões. O novo sistema substitui o antigo cloro gás que era utilizado e que apresentava menos segurança em seu manuseio operacional.

Para instalação do sistema, obras estão sendo realizadas por toda ETAM. (Foto: CSA)

O método que está em instalação na ETAM utilizará sal, água e energia elétrica. Uma das tecnologias mais modernas é a do Grupo Hidrogeron, contratado para as obras no Amapá. A empresa é especializada no desenvolvimento e implantação de tecnologias para a cloração e traz uma alternativa eficiente e segura, que atende as especificações e os padrões de potabilidade.

Já foram instaladas três unidades de geração de cloro no Amapá: na Estação de Tratamento de Santana, Laranjal do Jari e Mazagão. O sistema de Macapá é maior e será o quarto a entrar em operação até o fim do mês de julho.

Unidades já instaladas em três municípios do Amapá.

“Estamos na reta final das obras na ETAM e quando estivermos em operação com o sistema, teremos um equipamento completo, capaz de desenvolver várias funções no processo de produção de cloro, com inovação. É mais qualidade na água que distribuímos e segurança para as equipes que executam o trabalho no cotidiano”, explica Yanka Freitas, engenheira da CSA.

Espaço onde vai ficar os equipamentos de geração de cloro está em obras (Divulgação)

As obras com a Hidrogeron são parte dos investimentos que a CSA está realizando no sistema de abastecimento das áreas urbanas do Amapá. Ao todo, mais de R$100 milhões foram injetados em obras estruturantes como a reabilitação e modernização da ETAM, da Captação de Água do Rio Amazonas, na construção da rede adutora que vai levar água ao Macapaba, entre outras.

 

Com informações da CSA

Compartilhe