Parlamento Política

Assembleia Legislativa aprova projeto de lei para intercâmbio de alunos da rede pública do Amapá

Programa “Amapá sem Fronteiras” vai beneficiar estudantes do ensino médio.

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) aprovou o Projeto de Lei que institui o programa de Internacionalização da Rede Pública Estadual de Ensino, denominado “Amapá sem Fronteiras”. De autoria do deputado estadual Lorran Barreto (PSD), a proposta foi votada na terça-feira (4), durante a 36ª sessão ordinária de 2024.

Deputado Estadual Lorran Barreto – Reprodução Assembleia Legislativa do Amapá

O projeto prevê a oportunidade de intercâmbios para alunos do ensino médio, preferencialmente para países de língua espanhola, africana, platô das Guianas e outras nações que possuem proximidade étnica ou histórica com o Estado.

De acordo com o deputado Lorran Barreto, a iniciativa objetiva fornecer experiências de imersão, trocas culturais e novas vivências aos estudantes.

“Além de fortalecer os laços de cooperação entre o Brasil e países vizinhos por meio do intercâmbio estudantil, o PL busca promover o respeito à diversidade étnica e cultural. Sabemos o quanto essa oportunidade será valiosa na formação dos nossos jovens”, explicou o parlamentar.

Deputado Estadual Lorran Barreto (PSD)

O PL recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CCE). Agora, com a aprovação na Alap, será encaminhado para apreciação e sanção do governador do Estado, para assim se tornar lei ordinária.