Economia

Após viagem de férias, especialista orienta cuidado nas contas para que orçamento familiar não seja comprometido

Compartilhe

Planejamento financeiro cuidadoso antes, durante e após uma viagem é importante para evitar apertos.

Muitas famílias aproveitam o mês de julho para viajar e desfrutar de momentos de lazer juntos. No entanto, após o retorno, é fundamental fazer um ajuste cuidadoso nas contas para garantir que as finanças estejam em ordem e que os gastos extras não comprometam o orçamento familiar a longo prazo.

O contador Thiago Freitas diz que ao voltar de viagem, a primeira etapa é revisar todos os gastos realizados durante o período de férias. Ele orienta categorizar as despesas, como alimentação, transporte, hospedagem e lazer, para ter uma visão clara de onde o dinheiro foi investido. “É importante verificar os extratos bancários e as faturas de cartão de crédito, ajudando a identificar despesas esquecidas e evitar surpresas desagradáveis. Assim, é possível garantir que todas as despesas foram contabilizadas e planejar o pagamento das mesmas de forma organizada”, diz.

Caso tenha utilizado o cartão de crédito ou outros meios de financiamento durante a viagem, Thiago, que também é professor da Estácio, destaca que é importante priorizar o pagamento dessas dívidas para evitar juros e multas. “Quitar as dívidas de forma imediata evita que os gastos da viagem se transformem em um problema financeiro a longo prazo. Após uma viagem, é comum que o orçamento mensal precise de ajustes. Portanto, é necessário reavaliar o orçamento familiar e cortar despesas não essenciais para equilibrar as contas até que todas as despesas da viagem sejam pagas”, completa.

Para Thiago, o planejamento financeiro cuidadoso antes, durante e após uma viagem é importante para evitar apertos. “Viajar com a família é uma oportunidade maravilhosa para criar memórias inesquecíveis, mas é necessário não perder de vista a saúde financeira. Ajustar as contas de forma cuidadosa após a viagem garante que os momentos de lazer não se transformem em dores de cabeça financeiras”, destaca.

Viagens futuras
Para viagens futuras, o contador aconselha a criação de um fundo de emergência destinado exclusivamente para esse fim. Dessa forma, economizar um pouco a cada mês pode facilitar a realização de viagens sem comprometer o orçamento familiar, tornando a experiência mais tranquila e prazerosa.

“O planejamento financeiro para próximas viagens deve começar com antecedência. Deve-se definir um orçamento, pesquisar promoções e pacotes de viagem e reservar com antecedência são medidas que podem reduzir significativamente os custos”, orienta.

Compartilhe