Saúde

Ano bissexto: 23 bebês nasceram no dia 29 de fevereiro, no Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá

Compartilhe

Ano de 2024 tem um dia a mais e acontece apenas a cada quatro anos. Esta é a 504ª ocorrência do ano bissexto no mundo.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou o nascimento de 23 bebês na quinta-feira, 29, no Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá. O dia a mais no calendário de 2024 faz parte do ano bissexto, que acontece a cada quatro anos para adequar o calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

Como uma translação (volta ao redor do Sol) é feita em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 36 segundos, o tempo que sobra é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas. Com isso, totalizando um dia a mais no ano.

Fotos: Gabriel Maciel/Sesa

Para o pai da Elis Maitê, o Dione Santos, a chegada da filha é um momento de muita alegria para todos da família, principalmente em uma data tão peculiar como essa.

“É bem diferente! É como se ela fizesse aniversário apenas a cada quatro anos. Já nasceu especial, a chegada dela vem acompanhada de muita alegria”, afirma Dione.

Uma das peculiaridades do ano bissexto, é que pessoas nascidas nessa data celebram seus aniversários apenas a cada quatro anos. Anteriormente, a mudança na data de nascimento nesta circunstância era comum, mas a lei federal nº 12.662, de 2012, determina que os cartórios registrem a data real de nascimento nos documentos do recém-nascido, como explica a diretora do HMML, Cristiani Barros.

“As informações devem obedecer no que dispõem a lei de registros públicos, afirmando exatamente o dia, hora, mês, ano e local de nascimento. É uma data bem peculiar, mas o nascimento de uma criança é sempre especial, independente da data”, ressalta a diretora.

Com informações de Paolla Gualberto

Compartilhe