As escolas da rede pública de ensino do Amapá tiveram aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, o estado foi o que mais avançou entre os demais da federação, com 0,13% de melhoria na aprendizagem dos alunos.
No ranking nacional, o Amapá subiu cinco posições, passando de 27º para 23º lugar. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na quarta-feira (14), e comparam a evolução desde 2021, quando o país foi afetado pela pandemia de Covid-19.
Já no ensino médio, o Amapá ficou em segundo lugar, com salto de 0,20%, entre 8 estados que evoluíram no indicador de aprendizagem dos alunos dentro dos ambientes escolares.
“Esses números significam que ainda precisamos melhorar, mas que estamos no caminho certo. Implementamos políticas mais eficazes e fizemos investimentos na educação que certamente terão reflexos ainda maiores em 2024”, pontuou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.