No dia mundial sobre a conscientização do Autismo, 2 de abril, foi assinado a Ordem de serviço que dá início a construção da segunda Clínica-escola ‘Coração Azul’, em Macapá. A nova clínica será localizada na Zona Norte da cidade e funcionará como centro educacional e ambulatorial especializado no atendimento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com um investimento total de 2,8 milhões de reais, provenientes de emenda parlamentar e contrapartida do Tesouro Municipal, a construção dessa unidade representa um passo importante na ampliação da rede de apoio às crianças autistas e suas famílias.
Francilene Vaz que é autista, ativista social e mãe atípica, compartilha sua satisfação ao saber que políticas estão sendo implementadas para promover o desenvolvimento de crianças com TEA, o que beneficiará muitas famílias.

“Desde a inauguração da primeira clínica-escola, tenho pedido, em nome da comunidade, a construção de uma unidade na Zona Norte. Mais uma vez, fomos atendidos. Este espaço é importante para desenvolver o potencial de cada criança que necessita de uma atenção especial”, disse ela.
O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ressalta que a Clínica-escola terá capacidade para atender aproximadamente 300 alunos e contará com uma equipe multiprofissional de atendimento especializado, como odontólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e outros profissionais.

“Temos profissionais altamente capacitados para fornecer suporte integrado às crianças autistas, assegurando um ambiente propício para o seu desenvolvimento. A construção da segunda clínica soma em conjunto com outros projetos e políticas já implementados o compromisso da nossa gestão para a causa autista”, afirmou.
A estrutura da unidade terá uma área de 900m², planejada para atender às necessidades específicas das crianças com TEA. Isso inclui uma recepção acolhedora, salas dedicadas à estimulação sensório-motora, seis consultórios multiprofissionais para atendimento especializado e até mesmo uma piscina dedicada à terapia em grupo e individual.
A primeira dama do município e secretária de Mobilização e participação popular, Rayssa Furlan, enfatizou que a segunda clínica-escola é uma continuação na política de inclusão, que foi cuidadosamente idealizada desde a primeira unidade.

A primeira Clínica-escola Coração Azul foi inaugurada em maio de 2022 e se tornou referência no atendimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O centro é pioneiro em ofertar serviços educacionais e clínicos para crianças autistas em Macapá.
Atende 300 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, além de psicopedagogo, educador físico e assistente social.