Cidades

Webinário de Defesa e Proteção da Amazônia Oriental atrai a atenção da sociedade sobre a importância estratégica da região

Nesta terça-feira (13), no auditório da 22ª Brigada de Infantaria de Selva – Brigada Foz do Amazonas, aconteceu a abertura do Webinário de Defesa e Proteção da Amazônia Oriental, com a temática: “A importância estratégica da Foz do Amazonas”. No escopo das comemorações dos 10 anos de criação do Comando Militar do Norte (CMN), o evento objetiva atrair a atenção da sociedade sobre a importância estratégica da região e fomentar a produção acadêmica, em especial sobre o tema da Foz do rio Amazonas.

A atividade, com parcerias do Governo do Estado do Amapá e da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, foi presidida pelo vice-governador do estado do Amapá, Antônio Teles Júnior, que na ocasião, destacou a importância de discutir o Amapá sobre uma perspectiva geopolítica, e apresentar características de relevância para o desenvolvimento do Estado e a importância de aprofundar as pesquisas sobre este potencial. “Tão importante quanto a questão geopolítica e militar é o debate sobre desenvolvimento social e econômico da nossa região, aproveitando o que temos dentro das nossas terras”, destacou Teles Jr.

Na sequência, o Comandante Militar do Norte, General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, em videoconferência, ressaltou a importância, o desafio e o esforço de consolidar a implantação da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, e reforçou a relevância da mentalidade de defesa na região da Foz do Amazonas, inclusive de emprego conjunto com as Forças Armadas. Uma região com características de relevância estratégica, com desafios na expressão militar para sua defesa e proteção e para o seu desenvolvimento socioeconômico.

Comandante Militar do Norte, General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, em videoconferência.

O marco do Webinário foi os estudos sobre a importância estratégica da Foz do Amazonas, com palestra do Prof. Dr Paulo Marcelo Cambraia da Costa (UNIFAP), sobre a construção da Fortaleza de São José de Macapá, e a importância geopolítica da Base Aeronaval do Amapá, com o Prof Dr Edinaldo Pinheiro Nunes Filho (UNIFAP).

No último dia do Webinário, nesta quarta-feira (14), será lançado o edital do Simpósio, com a chamada para a submissão de artigos científicos.

 

Com informações da 22ª Brigada de Infantaria de Selva